A Benção das Capas tendo uma conotação religiosa é, para muitos, uma celebração meramente ecuménica. Para outros, nos quais me incluo, é simplesmente parte de uma tradição que, no interesse do não desfasamento da nossa identidade estudantil, quer-se cumprida e respeitada. O Dia da Bênção das Capas será como um culminar de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido há 12 anos, constituindo-se como a afirmação e a dignificação de todo esse esforço.
João Diogo - 12º 30
«A meu ver, o Dia da Bênção das Capas no seu todo (cerimónia religiosa e baile de finalistas) é um dia razoavelmente especial. Simboliza a passagem pelo último ano do secundário em direcção ao ensino universitário.»
Joana Fonseca - 12º30
«O dia da Bênção das capas é, sem dúvida, um dia muito especial. Vou dizer o que sinto, evitando usar o lugar-comum ”é o fim de mais uma etapa”.Para além de vestir um smoking, ir à igreja e ser abençoado (espero que bem abençoado) significa que, de facto, já me sinto bem adulto (ainda jovem!). O “peso” da capa é o peso da responsabilidade de terminar o 12.º ano e reflectir seriamente sobre o futuro. É o não que-rer desiludir os que me são próximos e queridos e isso também se estende aos meus professores. É o culminar de uma etapa de sonhos, de muito trabalho para os conseguir e muitos sacrifícios. É a sensação de que vale a pena o esforço.»
Pedro Nuno Tranquada Gomes - 12º 9
«Todos nós iremos atribuir uma concepção diferente ao dia da Bênção das Capas, todavia haverá um brilho comum nos olhos de todos os estudantes que vão participar. Neles reflectem-se a alegria e o orgulho de estar a um passo do mundo Universitário.»
Sem comentários:
Enviar um comentário