sexta-feira, 4 de abril de 2008

Como estão as novas tecnologias a mudar a escola?


Marisa - 11º 35 - As novas tecnologias estão a mudar a escola para melhor porque até já temos os sumários digitais o que é muito bom para os alunos para podermos acompanhar as aulas, mesmo que não faltemos. Também os encarregados de educação podem acompanhar a matéria dada nas aulas dos seus filhos.

Fábio Camacho - 11º 35 - Com as possibilidades que as escolas têm, aos poucos todas essas tecnologias mudam um pouco da nossa escola, pois proporcionam algumas vantagens, permitem um avanço na tecnologia e ciência, e um fácil acesso a qualquer tema. São grandes vantagens.

Ricardo Vieira - 11º 35 - Melhorando a sua segurança como entrada na escola e carregamento do € nos cartões, e assim evitando assaltos; acesso dos alunos a maior informação e facilidade nas compras dentro do recinto escolar.

Jerónimo Fernandes - 11º 35 - Na escola (Liceu) a tecnologia verifica-se na segurança: os alunos que entram na escola passam um cartão numa ranhura o que os identifica. Assim os aluno, que não frequentam essa mesma escola não poderão entrar na mesma.

Conceição Campanário - Grupo 520 - Mudam porque a aprendizagem é feita com todos os actores, aprendemos uns com os outros…

Carla Rodrigues e Isabel Correia – EnglishNet - O projecto EnglishNet tem tido como propósito promover a aprendizagem da língua inglesa através da Internet. Assim, os alunos e professores que trabalham os conteúdos programáticos da disciplina de Inglês recorrendo a websites previamente seleccionados, têm vindo a constatar que tal é uma mais valia que os levará a um ensino/aprendizagem mais motivante, adequado e eficaz através da pesquisa, da selecção, da análise, da síntese e da aplicação da informação de forma a motivar e despertar curiosidades, promover o trabalho em equipa, fomentar a aprendizagem colaborativa, desenvolver o espírito crítico e a autonomia, estimular o rigor intelectual.

Márcio Martins - Grupo 500 - As escolas, no geral, já estão cada vez mais capazes em termos tecnológicos. A Jaime Moniz tem caminhado nesse sentido. Podemos pensar, por exemplo, na introdução do sumário digital como uma das mudanças que permite expandir as novas tecnologias a todos os alunos e professores. Esta medida para além de desburocratizar o trabalho dos docentes, abre, acima de tudo, grandes potencialidades em termos tecnológicos já que cada sala tem agora à sua disposição um computador.As mudanças, no geral, são lentas. Mas, na minha opinião, devem ser tomadas medidas mais concretas em termos da formação de professores. Não se pode conceber uma Escola de alta tecnologia sem que os principais agentes do Ensino estejam munidos das ferramentas inerentes a uma prática lectiva orientada nesse sentido.

Rui Duarte - Grupo 550 - Entre outras coisas, a título de exemplo, posso referir que se consegue fazer mais coisas em menos tempo e poupar toneladas de papel.

Conceição Campanário - Grupo 520 - Mudam porque a aprendizagem é feita com todos os actores, aprendemos uns com os outros…

Ana Paula Ferreira - Grupo 300 - Já mudaram em muitos sentidos, mudariam muito mais, facilitando o trabalho dos professores e libertando-os para outras tarefas criativas se, por exemplo, as actas de reuniões de grupo e de conselho de turma fossem todas inseridas no computador como são as notas e as faltas.

FILOSOFIA - GRUPO 410 - As novas tecnologias estão a mudar a escola no sentido de criar uma nova mentalidade, um novo discurso e novos materiais de ensino-aprendizagem. Por outro lado, permitem a agilização de tarefas por parte dos vários intervenientes no ensino e há um controlo mais eficaz dos aspectos relativos à segurança da escola. As novas tecnologias colocam, contudo, outros desafios, na medida em que nem sempre o professor pode determinar objectivamente o que foi aprendido pelo aluno e, por essa razão, nem sempre as TIC estão ao serviço da aprendizagem.


Na próxima revista, vamos saber a opinião de alunos e professores sobre as novas tecnologias (ferramentas e plataformas).Será que as TIC podem ser usadas com proveito no ensino e na aprendizagem e, simultaneamente, com preocupação de promover a informação e a comunicação?

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