sexta-feira, 4 de abril de 2008

Telma Fernandes


O Lyceu: Fala-nos da Telma Fernandes, do seu projecto de vida, dos seus sonhos, dos seus gostos…

Telma Fernandes: Eu sou uma pessoa ambiciosa no que diz respeito ao meu futuro, tanto para a Patinagem como para a vida profissional. Sou uma aluna da área de Economia e desde muito nova que tenho o sonho de ser gestora de empresas. Nos tempos livres que me restam, aproveito para passear, estar com os amigos e descansar do “stress” diário.


O Lyceu: Como nasceu a tua apetência pela Patinagem Artística?

Telma Fernandes: Comecei a praticar patinagem artística quando tinha pouco mais de três anos e esta tornou-se numa das minhas maiores paixões.


O Lyceu: Descreve a Patinagem Artística enquanto actividade desportiva.

Telma Fernandes: A Patinagem Artística é um desporto que pode ser praticado em grupo ou individualmente, com idades geralmente compreendidas entre os 6 e os 30 anos. Necessita de treino e dedicação por parte do atleta e de um bom treinador. É uma modalidade que está dividida em duas partes, a livre e a obrigatória, que, em provas, são avaliadas por 3 a 5 júris. É necessário a utilização de roupa adequada e de patins. Em cada prova, é avaliada a parte técnica, que consiste em saltos e em piões, e a parte artística em que é avaliada a presença em campo durante a prova, como a postura e a sintonia entre o atleta e a música.


O Lyceu: Ser uma desportista de competição é um desafio? Até que ponto?

Telma Fernandes: Tudo na nossa vida, por mais simples que seja, é um desafio e ser uma atleta de competição não é excepção. Faz parte das nossas escolhas e da nossa aptidão escolher ser ou não atleta de competição. Cada competição que existe na patinagem torna-se num desafio quando temos o objectivo de conseguir o melhor lugar possível na classificação final.


O Lyceu: Como consegues conciliar a competição, no que se refere às tuas participações em torneios nacionais, com a vida escolar?

Telma Fernandes: Como referi anteriormente, pratico patinagem desde os 3 anos e isso nunca me influenciou na vida escolar. Comecei a entrar em provas regionais com apenas 7 anos e, desde aí, foi um salto até às provas nacionais. Os campeonatos nacionais exigem muito mais de nós, já que a nível regional a patinagem não é divulgada e apoiada como queríamos. As competições nacionais e as regionais são sempre ao fim de semana, daí isso não ter grande impacto na vida escolar. Eu, como aluna e atleta, consigo ter melhor rendimento a nível escolar se treinar.


O Lyceu: Vale a pena ser um atleta de competição, quer em termos de pessoais quer em termos profissionais?

Telma Fernandes: Sim, podemos dizer que sim. Ao nível pessoal, vale a pena ser atleta de alta competição, porque descarregamos energias e praticamos exercício físico, o que é sempre bom para a nossa saúde, e a nível profissional, vale a pena, porque nos ajuda a ter objectivos e a lutar para ultrapassar obstáculos.


O Lyceu: Certamente que já és considerada uma referência para os Madeirenses, tendo em conta o teu palmarés. Como lidas com essa “fama”? É fácil geri-la?

Telma Fernandes: Na Região, a patinagem não é uma modalidade muito apoiada daí a ser fácil gerir a tal pouca “fama” que possamos ter.


O Lyceu: Que mensagem deixas aos teus colegas da Jaime Moniz e aos jovens em geral?

Telma Fernandes: Em primeiro lugar, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer e realçar a importância do trabalho da minha treinadora, Sheila Rodrigues, que é uma das pessoas a quem devo a evolução que tenho sentido na minha prestação nestes últimos anos.Em segundo lugar, aproveito para aconselhar vivamente a que os interessados encarem o desporto como um vício, não falando da patinagem em si, mas, sim, do desporto em geral. Até uma simples caminhada faz com que sintamos que a vida é bela e que não precisamos de procurar atalhos onde nos possamos perder. A vida é apenas dois dias, devemos aproveitá-la ao máximo, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.


Micaela Martins - Grupo 300

Sem comentários: