Obcecada com o Yahoo e principalmente com o sucesso do Google, empresas que não são seus competidores directos, a Microsoft começou a mudar o seu rumo, de uma empresa criadora de software, para uma empresa de venda de anúncios na Internet. Ao fazê-lo, esqueceu-se de desenvolver, de forma apropriada o Windows e o Office, os seus dois únicos produtos de sucesso e que ainda mantêm os lucros da gigante de Redmond. Um exemplo disso é o recente fiasco bombástico do Windows Vista (= XP com maquilhagem) que tem vendido menos a cada dia que passa.
Se este artigo fosse escrito há dois anos atrás, podíamos incluir também a consola Xbox la lista de produtos de sucesso da Microsoft. Entretanto, esta consola vem perdendo terreno de forma tão rápida para o Wii e para a PlayStation que vai sucumbir em breve, se nada for feito para reverter a tendência.
Ao fazer a mudança de área de actuação, de software para a propaganda na Web, a Microsoft deixa um mercado que controla de forma monopolista e onde consegue praticar todo o tipo de acções lícitas ou não para forçar a venda dos seus produtos e passa a concorrer num mercado livre, onde precisa de apresentar produtos de qualidade, coisa para a qual não está vocacionada. O resultado final é o falhanço estrondoso.
A prova está no balanço trimestral da Microsoft publicado recentemente. Segundo este números, as vendas do Windows cairam em 24% em relação ao ano passado, o que representou uma redução de 11% nos lucros globais da empresa em relação ao ano anterior.
No mesmo período, a Apple registou um aumento de 51% nas vendas de computadores, resultando num aumento de 36% do lucro global e o Google registou um aumento global de 31% no lucro.
Magno Urbano
http://www.efeitosvisuais.com
Se este artigo fosse escrito há dois anos atrás, podíamos incluir também a consola Xbox la lista de produtos de sucesso da Microsoft. Entretanto, esta consola vem perdendo terreno de forma tão rápida para o Wii e para a PlayStation que vai sucumbir em breve, se nada for feito para reverter a tendência.
Ao fazer a mudança de área de actuação, de software para a propaganda na Web, a Microsoft deixa um mercado que controla de forma monopolista e onde consegue praticar todo o tipo de acções lícitas ou não para forçar a venda dos seus produtos e passa a concorrer num mercado livre, onde precisa de apresentar produtos de qualidade, coisa para a qual não está vocacionada. O resultado final é o falhanço estrondoso.
A prova está no balanço trimestral da Microsoft publicado recentemente. Segundo este números, as vendas do Windows cairam em 24% em relação ao ano passado, o que representou uma redução de 11% nos lucros globais da empresa em relação ao ano anterior.
No mesmo período, a Apple registou um aumento de 51% nas vendas de computadores, resultando num aumento de 36% do lucro global e o Google registou um aumento global de 31% no lucro.
Magno Urbano
http://www.efeitosvisuais.com
Sem comentários:
Enviar um comentário