Como é que as novas tecnologias, ferramentas e plataformas, podem ser usadas na aprendizagem?
Marisa - 11º 35 - As novas tecnologias podem ser usadas com proveito porque lá podem ser colocadas as matérias para os alunos estudarem. Em relação à informação e à comunicação, penso que está a ser muito bem divulgada pelos sites que as empresas criam para as pessoas se informarem sobre os vários problemas ou as soluções para as suas vidas.
Fábio Camacho - 11º 35 - Estas devem ser usadas sem excesso, porque também é importante o contacto com professores/alunos, mas devem propriamente ser usadas no caso de sites/blog’s para que o aluno no caso de dúvidas possa rever a matéria, funciona como um segundo caderno. É importante referir que estas proporcionam ao aluno/professor uma rápida e boa informação.
Ricardo Vieira 11º 35 - Atraves de aulas com PC; quadros electrónicos; haver PCs suficientes os alunos poderem fazer pesquisas sobre algum trabalho ou mesmo trabalhar na aula.
Jerónimo Fernandes - 11º 35 - As novas tecnologias podem ser usadas de forma que os alunos tenham algum entretimento durante as aulas e menos trabalho, como por exem- plo haver algo que conforme o professor fosse escrevendo nós tínhamos um “caderno di-gital” que iria armazenando a informação.
Carla Rodrigues e Isabel Correia – EnglishNet - O aluno tem um papel importante neste processo de ensino-aprendizagem, daí que o professor deverá ter uma atitude diferente perante aquilo que vai realizar com os seus alunos utilizando novas estratégias.Para professores de línguas, envolvidos no processo de comunicação, o recurso à Internet é o mais perfeito. Os professores de línguas estão constantemente à procura de material pedagógico autêntico e de qualidade, de forma a haver uma boa exploração em sala de aula.Para qualquer professor, a Internet pode ser um recurso infinito de arquivo de textos, estímulos visuais, material de “listening”, vocabulário, informação, arquivos de vídeo, televisão e rádio ao vivo, jornais de todo o mundo. A lista é infindável.Desta forma, podemos verificar que as Tecnologias de Informação detêm potencialidades indispensáveis ao ensino, conduzindo a um contínuo enriquecimento dos saberes, levando a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam repensados à face do desenvolvimento destas tecnologias.Assim, as TIC como ferramenta de aprendizagem de uma Língua Estrangeira, pode fomentar:- Maior motivação dos alunos, dado o seu carácter inovador;- Comunicação mais autêntica e natural;- Enriquecimento linguístico e consciencialização sócio-cultural, decorrente do contacto com falantes nativos;- Contextos de comunicação do mundo real e acesso a diversos conteúdos;- Maior interesse pela aprendizagem da língua e consciência da sua importância;- Utilização da língua de forma autêntica e significativa;- Aprendizagem de vocabulário e temáticas para além das do currículo;- Melhorias na capacidade de produção escrita e, consequentemente, oral;- Linguagem mais próxima da oralidade, mais informal, pessoal e expressiva, que apela mais aos jovens;- Auto-aprendizagem;- Criação de uma ponte entre a escola e o mundo;- Alargamento do horizonte dos alunos;- Desenvolvimento da literacia informática.
Márcio Martins - Grupo 500 - As novas tecnologias podem, em primeiro lugar, ser um forte aliado em termos da motivação dos alunos. No contexto global em que, hoje em dia, os nossos alunos se encontram, perante o fácil e generalizado acesso à internet e a toda a informação e diversão que gratuitamente dedica aos jovens, o papel que o professor assume é ingrato, uma vez que competir com esta rea-lidade é, diga-se abertamente, um jogo desequilibrado.Existem professores que usam a internet para disponibilizar materiais aos seus alunos. Os alunos por sua vez, em alguns casos, disponibilizam materiais aos professores. Por exemplo, imagine-se um trabalho que os alunos têm que realizar e entregar até amanhã ao professor, os alunos podem enviar via internet até à meia-noite de amanhã, a partir daí não entregam porque o sistema não o permite. Desta forma o sistema responsabiliza os alunos em termos de prazos e como os alunos são informados sabem que se não cumprem é como se não fizessem o trabalho.
Rui Duarte - Grupo 550 - Depende daquilo que se quer fazer e da concepção de futuro, definida pelos decisores, como sendo a melhor para a escola.Existe um conjunto de plataformas open source (gratuitas) com os mesmos benefícios do software pago, que podem ser implementadas na escola para optimizar processos escolares e promover o trabalho colaborativo a vários níveis da organização escola, inclusivé ao nível do ensino-aprendizagem.
Conceição Campanário - Grupo 520 - Poderão ser utilizadas desde que seja de forma contextualizada.
FILOSOFIA - GRUPO 410 - As novas tecnologias podem ser usadas para promover a informação e a comunicação, como fonte e aprofundamento de conteúdos abordados nos ma-nuais escolares (recorrer à Wikipédia).
Marisa - 11º 35 - As novas tecnologias podem ser usadas com proveito porque lá podem ser colocadas as matérias para os alunos estudarem. Em relação à informação e à comunicação, penso que está a ser muito bem divulgada pelos sites que as empresas criam para as pessoas se informarem sobre os vários problemas ou as soluções para as suas vidas.
Fábio Camacho - 11º 35 - Estas devem ser usadas sem excesso, porque também é importante o contacto com professores/alunos, mas devem propriamente ser usadas no caso de sites/blog’s para que o aluno no caso de dúvidas possa rever a matéria, funciona como um segundo caderno. É importante referir que estas proporcionam ao aluno/professor uma rápida e boa informação.
Ricardo Vieira 11º 35 - Atraves de aulas com PC; quadros electrónicos; haver PCs suficientes os alunos poderem fazer pesquisas sobre algum trabalho ou mesmo trabalhar na aula.
Jerónimo Fernandes - 11º 35 - As novas tecnologias podem ser usadas de forma que os alunos tenham algum entretimento durante as aulas e menos trabalho, como por exem- plo haver algo que conforme o professor fosse escrevendo nós tínhamos um “caderno di-gital” que iria armazenando a informação.
Carla Rodrigues e Isabel Correia – EnglishNet - O aluno tem um papel importante neste processo de ensino-aprendizagem, daí que o professor deverá ter uma atitude diferente perante aquilo que vai realizar com os seus alunos utilizando novas estratégias.Para professores de línguas, envolvidos no processo de comunicação, o recurso à Internet é o mais perfeito. Os professores de línguas estão constantemente à procura de material pedagógico autêntico e de qualidade, de forma a haver uma boa exploração em sala de aula.Para qualquer professor, a Internet pode ser um recurso infinito de arquivo de textos, estímulos visuais, material de “listening”, vocabulário, informação, arquivos de vídeo, televisão e rádio ao vivo, jornais de todo o mundo. A lista é infindável.Desta forma, podemos verificar que as Tecnologias de Informação detêm potencialidades indispensáveis ao ensino, conduzindo a um contínuo enriquecimento dos saberes, levando a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam repensados à face do desenvolvimento destas tecnologias.Assim, as TIC como ferramenta de aprendizagem de uma Língua Estrangeira, pode fomentar:- Maior motivação dos alunos, dado o seu carácter inovador;- Comunicação mais autêntica e natural;- Enriquecimento linguístico e consciencialização sócio-cultural, decorrente do contacto com falantes nativos;- Contextos de comunicação do mundo real e acesso a diversos conteúdos;- Maior interesse pela aprendizagem da língua e consciência da sua importância;- Utilização da língua de forma autêntica e significativa;- Aprendizagem de vocabulário e temáticas para além das do currículo;- Melhorias na capacidade de produção escrita e, consequentemente, oral;- Linguagem mais próxima da oralidade, mais informal, pessoal e expressiva, que apela mais aos jovens;- Auto-aprendizagem;- Criação de uma ponte entre a escola e o mundo;- Alargamento do horizonte dos alunos;- Desenvolvimento da literacia informática.
Márcio Martins - Grupo 500 - As novas tecnologias podem, em primeiro lugar, ser um forte aliado em termos da motivação dos alunos. No contexto global em que, hoje em dia, os nossos alunos se encontram, perante o fácil e generalizado acesso à internet e a toda a informação e diversão que gratuitamente dedica aos jovens, o papel que o professor assume é ingrato, uma vez que competir com esta rea-lidade é, diga-se abertamente, um jogo desequilibrado.Existem professores que usam a internet para disponibilizar materiais aos seus alunos. Os alunos por sua vez, em alguns casos, disponibilizam materiais aos professores. Por exemplo, imagine-se um trabalho que os alunos têm que realizar e entregar até amanhã ao professor, os alunos podem enviar via internet até à meia-noite de amanhã, a partir daí não entregam porque o sistema não o permite. Desta forma o sistema responsabiliza os alunos em termos de prazos e como os alunos são informados sabem que se não cumprem é como se não fizessem o trabalho.
Rui Duarte - Grupo 550 - Depende daquilo que se quer fazer e da concepção de futuro, definida pelos decisores, como sendo a melhor para a escola.Existe um conjunto de plataformas open source (gratuitas) com os mesmos benefícios do software pago, que podem ser implementadas na escola para optimizar processos escolares e promover o trabalho colaborativo a vários níveis da organização escola, inclusivé ao nível do ensino-aprendizagem.
Conceição Campanário - Grupo 520 - Poderão ser utilizadas desde que seja de forma contextualizada.
FILOSOFIA - GRUPO 410 - As novas tecnologias podem ser usadas para promover a informação e a comunicação, como fonte e aprofundamento de conteúdos abordados nos ma-nuais escolares (recorrer à Wikipédia).
Sem comentários:
Enviar um comentário