quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cavaco Silva - Aumento do número de pessoas com competência em Matemática é "imprescindível"



O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, considerou hoje, 15 de Abril, "imprescindível" o aumento do número de pessoas com competências em Matemática, sublinhando que aprender esta ciência "é compensador".


"É imprescindível para o nosso país que aumente o número de pessoas com competências para Matemática", afirmou Cavaco Silva, numa intervenção no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que visitou no âmbito da quinta jornada do Roteiro para a Ciência, desta vez dedicada à Matemática, e que começou hoje em Évora e termina, quinta-feira, em Coimbra.


Confessando "alguma emoção" no regresso àquela que foi a faculdade onde se formou em Economia e onde encontrou antigos "mestres e colegas", o chefe de Estado começou por explicar a razão que levou a Presidência da República a escolher a Matemática como tema desta jornada do Roteiro para a Ciência.


"Quero contribuir para ultrapassar o clima um pouco depressivo instalado em Portugal em relação à Matemática", afirmou, recordando que de acordo com o Programa PISA (Programme for International Student Assessment), coordenado pela OCDE, os jovens portugueses apresentam níveis muito preocupantes quanto às competências na área da Matemática.


Aliás, segundo dados da OCDE, fornecidos pela Presidência da República, Portugal apresenta "valores nos domínios da leitura da Matemática e das Ciências, muito abaixo da média da OCDE", com cerca de 30 por cento dos jovens com 15 anos a apresentar um desempenho na Matemática igual ou inferior ao nível 1 (nível mais baixo na escala de avaliação), quando a média da OCDE é de 22,9 por cento e, por exemplo, da Finlândia, de apenas 5 por cento.


Por outro lado, acrescentou o chefe de Estado, nesta jornada do Roteiro para a Ciência voltou também a ser possível mostrar os "bons exemplos" de centros de investigação e empresas.


Cavaco Silva aproveitou ainda para confessar uma das coisas que aprendeu no ISEG: "Aprendi a não aceitar que a aprendizagem da matemática é fácil e divertida, que é um exercício lúdico".


"A aprendizagem da Matemática exige disciplina e muito trabalho, muito estudo", sublinhou, confessando ter ficado surpreendido por dados hoje transmitidos ao almoço pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros de que cerca de 150 cursos de engenharia em Portugal não exigem a Matemática para a admissão.


"No meu tempo não era possível. Afinal, no passado nem tudo era mau", gracejou.


Em jeito de incentivo, Cavaco Silva pediu ainda aos jovens para perderem o "medo" da Matemática, garantindo que se trata de uma disciplina compensadora.


"Aprender Matemática é compensador", frisou.


Antes da visita ao ISEG, o Presidente da República visitou ainda a Carris, em Miraflores, onde chegou precisamente a bordo de um dos novos autocarros articulados da empresa, que foi buscar a comitiva presidencial à Fundação Calouste Gulbenkian, onde Cavaco Silva almoçou.


"Era um utilizador da carreira 28", confessou mais tarde o chefe de Estado.


Na Carris, o chefe de Estado assistiu à apresentação dos projectos GIST -- Gestão Operacional de Sistema de Transportes e SAEIP -- Sistema de Ajuda à Exploração e Informação de Passageiros, ficando a conhecer a forma como é possível aplicar a Matemática a definição de carreiras e horários, bem como a definição das escalas dos motoristas.


"Vale a pena investir na competência na área da Matemática", enfatizou mais tarde Cavaco Silva.


O primeiro dia da quinta jornada do Roteiro para a Ciência terminou ao final da tarde, com uma visita ao Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, onde estão patentes exposições sobre os jogos matemáticos através dos tempos e as olimpíadas de matemática, entre outras.


VAM.


Lisboa, 15 Abr (Lusa)