sexta-feira, 6 de março de 2009

Nasceste antes de 1986?



Então lê isto...
Se não... lê na mesma....

Esta merece!!!!!

Deliciem-se...

Nascidos antes de 1986.
De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que crescemos nos anos 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas,em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos.

Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas 'à prova de crianças', ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas.

Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.

Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar à frente era um bónus.

Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.

Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora.

Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.

Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões.

Depois de acabarmos num silvado aprendíamos.

Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer.

Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.

Não tínhamos Play Station, X Box.

Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet.

Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos à rua.

Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía!

Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal.

Havia lutas com punhos mas sem sermos processados.

Batíamos às portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.

Íamos a pé para casa dos amigos.

Acreditem ou não íamos a pé para a escola;

Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.

Criávamos jogos com paus e bolas.

Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem.

Eles estavam do lado da lei.

Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre.

Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas.

Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.

És um deles?

Parabéns!

Para todos os outros que não têm a idade suficiente , pensei que gostassem de ler acerca de nós.

Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho... E talvez ponha um sorriso nos vossos lábios.

A maioria dos estudantes que estão hoje nas universidades nasceu em 1986, ou depois. Chamam-se jovens.

Nunca ouviram 'we are the world' e uptown girl conhecem de westlife e não de Billy Joel.

Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle, entre muitos outros.

Para eles sempre houve uma só Alemanha e um só Vietname.

A SIDA sempre existiu.

Os CD's sempre existiram.

O Michael Jackson sempre foi branco.

Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo tivesse sido um deus da dança.

Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado.

Não conseguem imaginar a vida sem computadores.

Não acreditam que houve televisão a preto e branco.

Hospital Conde Ferreira - O teste da banheira



Durante a visita a um hospital psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao director:

- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser hospitalizado aqui?
Respondeu o director:
- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
- Entendi - disse o visitante - uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.
- Não - respondeu o director - uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?

Dedicado a todos os meus amigos que escolheram o balde...

Ceguinhos !



No aeroporto os passageiros esperavam a chamada para embarcar num voo.
Aparece o co-piloto, todo uniformizado, de óculos escuros e de bengala branca tacteando pelo caminho. A funcionária da companhia encaminha-o até ao avião e assim que volta explica, diante do espanto de todos, que apesar dele ser cego é o melhor co-piloto da companhia.
Alguns minutos depois chega outro funcionário também uniformizado, de óculos escuros, de bengala branca e amparado por duas hospedeiras.
A funcionária mais uma vez informa que apesar dele ser cego é o melhor piloto da empresa e tanto ele como o co-piloto fazem a melhor dupla da companhia. Todos os passageiros embarcam no avião preocupados com os pilotos. O comandante avisa queo avião vai levantar voo e começa a correr pela pista, cada vez com mais velocidade. Todos os passageiros se olham, suando, com muito medo da situação. O avião vai aumentando a velocidade e nada de levantar voo. A pista está quase a acabar e nada do avião sair do chão. Todos começam a ficar cada vez mais preocupados. O avião a correr e a pista a acabar.
O desespero toma conta de toda a gente. Começa uma gritaria histérica no
avião. Nesse exacto momento o avião descola, ganhando o céu e subindo suavemente. O piloto vira-se para o co-piloto e diz:
-Se algum dia o pessoal não grita, a gente lixa-se...

O Turismo na Madeira: Passado – Presente - Futuro


No dia 27 de Fevereiro do corrente ano, esteve na nossa Escola, o Mestre João Manuel de Lemos Baptista, presidente da Associação de Investigação Científica do Atlântico, que veio abordar a temática do turismo na Madeira, destinada aos alunos do 12º Ano da Área Projecto, principalmente aos 5 grupos que estão a desenvolver projectos sobre o Turismo na Madeira.
O Dr. João Lemos Baptista começou por abordar o Passado do Turismo, referindo que ” O Turismo na Madeira tem vários séculos de existência. Nos séculos XVIII e XIX, a Ilha é destacada pelas qualidades do clima e dos seus efeitos terapêuticos, passando a constar nos guias médicos internacionais do século XIX. A Madeira é vista como “clínica” para curar doenças como a tísica pulmonar e a tuberculose. Durante a 2ª Guerra Mundial os fluxos turísticos diminuíram no Porto do Funchal, conduzindo ao encerramento dos hotéis e da linha-férrea do Funchal. Com a inauguração do aeroporto do Funchal em 1964, inicia-se um novo ciclo: voos domésticos, internacionais e “charters”, o que provocou maior afluência de turistas.
A 15 de Setembro de 2000, o aeroporto torna-se intercontinental, sendo um marco determinante para a Madeira em geral e para o Turismo em particular. Assiste-se a um maior fluxo de turistas para a Região”.
O Professor João Lemos Baptista apresentou dados relativos a 1976 e a 2007, como forma de explicar a evolução do fenómeno turístico na Região:


1976
Estabelecimentos turísticos 91
Camas 9 716
Pessoal ao serviço 3 675
Hóspedes entrados na Região 265 582
Dormidas 1 947 611
Taxa de ocupação 52.5 %
Fonte: Direcção Regional de Estatística


2007
Empreendimentos Turísticos 312
Camas 29 661
Pessoal ao serviço ~ 8 000
Hóspedes entrados 903 682
Dormidas 5 621 262
Taxa de ocupação média 62%
Receitas Turísticas 190 Milhões de euros

Fonte: Direcção Regional de Estatística



A nível do presente evidenciou os cruzeiros como segmento muito importante para a economia da Madeira expondo alguns dados.
“Os passageiros em trânsito nos Portos da Região atingiram os 300 mil em 2007; No dia 14 de Janeiro de 2008, atracaram no Porto do Funchal 3 navios que totalizaram 6.500 turistas”. Nesta perspectiva sugeriu que “seria importante ampliar o Porto em mais 200 a 300 metros. Isto porque, não podemos esquecer que este segmento está em expansão em todo o mundo e que os paquetes são cada vez mais compridos. Gostaria também de ver um comboio turístico a fazer a ligação entre Porto e o Centro da Cidade”.
Quanto ao futuro o Professor João Lemos Baptista sugeriu que: “é necessário equilibrar o sector ao longo do ano, como forma de rentabilizar os investimentos públicos e privados, esbatendo a sazonalidade e diversificando a oferta; É urgente criar uma rede de levadas e incluí-las nos circuitos turísticos de montanha/natureza; Seria importante a constituição de uma empresa para gerir as levadas e veredas da Madeira, que prima pela segurança, acompanhamento por guias com formação específica, socorrista e dispor de trabalhadores encarregues da manutenção dos percursos e preparar uma candidatura das Levadas a Património Construído Mundial da UNESCO”. Referiu ainda que “seria importante para a Madeira integrar o Turismo como disciplina no ensino do 3º Ciclo e/ou do Secundário, promovendo uma cultura do turismo na sociedade madeirense e deste modo sensibilizar mais os jovens para as actividade turística, bem como é urgente efectuar a inventariação dos bens culturais em cada concelho e respectiva identificação e por fim, elaborar cartas municipais do património e uma carta regional, criando novos roteiros turísticos, de acordo com as novas acessibilidades”.
No tocante às sugestões disse também que era fundamental para a economia da Região “criar uma rede de campos de golfe e uma empresa para os gerir, rentabilizando assim os investimentos. Pois o golfe terá de ser visto como uma base de sustentação do negócio turístico na Madeira e no Porto Santo; Construir novos museus fora do Funchal, nomeadamente, o Museu do Turismo, o Museu dos Transportes e o Museu da História da Madeira; Criar novos circuitos turísticos marítimos, valorizando o mar e rentabilizando os investimentos das Sociedades de Desenvolvimento e construir mais miradouros e melhorar as condições dos existentes”; Seria importante para o sector do Turismo a criação de Áreas Protegidas em todos os concelhos da Madeira, preservando os vários elementos biológicos e geológicos, com o objectivo de:
- Elaborar novos itinerários turísticos ligados à Natureza, em que cada parque e/ou área protegida disporia de um guia com formação adequada a esses espaços e serviços de apoio
- Valorizar e divulgar mais os recursos turísticos naturais que a Região dispõe;
- Promover de forma significativa o turismo ecológico e o geoturismo.


Mestre João Baptista

As mudanças climáticas globais



As mudanças climáticas globais, verificadas no século XX e intensificada nas últimas décadas, constituem uma ameaça sobre o homem e a natureza.

As alterações climáticas (AC) podem ter causas naturais (variações lentas na luminosidade do Sol ou nos parâmetros que definem a órbita da Terra em torno do Sol) e/ou antropogénicas (devido principalmente às alterações na composição da atmosfera).

A composição da atmosfera tem sido alterada pela emissão directa de gases com efeito de estufa (GEE), assim como por perturbações nas características físicas, químicas e ecológicas do sistema terrestre, embora as estimativas das emissões relacionadas com estas perturbações (nomeadamente pela queima da biomassa) sejam mais difíceis de contabilizar que as emissões directas de gases para a atmosfera.

O efeito de estufa é um processo natural, sendo responsável pela elevação da temperatura na Terra que não seria possível na ausência de GEE (se não existisse efeito de estufa, a temperatura à superfície da Terra seria em média cerca de 34ºC mais fria do que é hoje). Os GEE, presentes na atmosfera, criam uma espécie de estufa, permitindo a entrada de radiação solar mas absorvendo parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela superfície terrestre. Os GEE são gases que absorvem e emitem radiação infravermelha. Para que a temperatura média global na troposfera seja relativamente estável no tempo, é necessário que haja equilíbrio entre radiação solar incidente absorvida e radiação solar irradiada sob a forma de radiação infravermelha (calor). Os GEE mais importantes são o CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano), N2O (óxido nitroso), HFCs (hidrofluorcarbonetos), PFCs (perfluorcarbonetos), SF6 (hexafluoreto de enxofre) e ozono (troposférico). A queima de combustíveis fósseis (como o carvão e o petróleo) (responsáveis por cerca de 75% das emissões antropogénicas de CO2 para a atmosfera), fogos florestais, alterações no uso do solo, transportes e deposição em aterro são algumas das fontes antropogénicas de GEE.

As florestas, solo e oceanos representam sumidouros de carbono na medida em que permitem a sua retenção. Apenas as florestas e o solo, este último em muito menor escala, têm capacidade de trocar o carbono activamente com a atmosfera, sendo por isso considerados os mais importantes. No entanto, a destruição das florestas naturais e a libertação de grandes quantidades de CO2 têm levado a que a fixação deste gás pelos sumidouros não seja suficiente para compensar o que é libertado, tendo-se vindo a intensificar a sua concentração na atmosfera. Desde 1750, a concentração atmosférica de CO2 aumentou 31% enquanto que a de CH4 aumentou em 151%.

A temperatura média global da atmosfera à superfície aumentou durante o século XX em 0.6ºC +/- 0.2ºC, tendo ocorrido a maior parte do aquecimento durante dois períodos: de 1910 a 1945 e de 1976 a 2000, representando a década de 1990 e o ano de 1998 a década e o ano mais quentes do século. Este aquecimento tem acompanhado a fusão de glaciares sobre os mares (tendo já provocado nos últimos 50 anos uma subida de 10 a 20 cm do NMM – nível médio do mar) e lagos. A cobertura de neve mundial regrediu 10% desde o fim dos anos 60 e a espessura do Ártico cerca de 40%.

A frequência de condições extremas no Inverno com mais tempestades e inundações nos países do Norte e períodos de seca com incêndios florestais nos países do Sul tem aumentado, tendo-se também verificado um aumento da severidade de doenças em muitas espécies.

Associação de Geografia.
(Organização: Clube a Nossa Terra).

Comportamentos de risco na adolescência – Gravidez e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s)



A gravidez na adolescência e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) continuam a ser dois fenómenos merecedores de atenção e intervenção de forma a diminuir os riscos de saúde nesta faixa etária.
A existência destes problemas passa pela conjugação de múltiplos factores com sejam o início cada vez mais precoce da actividade sexual, a não utilização dos meios contraceptivos disponíveis, a baixa auto estima, o desconhecimento sobre sexualidade e as relações sexuais não protegidas.
Os adolescentes que experienciam uma gravidez enfrentam invariavelmente um conjunto de obstáculos que incluem o abandono escolar ou encurtamento das perspectivas profissionais, as dificuldades económicas e a ruptura familiar, para além de terem de lidar com sentimentos de culpa, baixa auto estima e depressão que por si só poderão contribuir para uma nova gravidez.
Para que tal não aconteça, cada vez mais o adolescente terá que saber viver uma afectividade e sexualidade responsáveis estando adequadamente informado sobre a anatomofisiologia dos sistemas reprodutores masculino e feminino e métodos contraceptivos existentes que serão complementos a toda a educação sexual vivida no ambiente familiar.
É também importante a sensibilização do adolescente para a problemática das IST´s que envolve a veiculação de informação correcta e adequada sobre os tipos de infecções desta natureza (SIDA, Sífilis, Hepatite B e C, Herpes, Condiloma Acuminado, gonorreia, etc), a sua etiologia (viral, bacteriana, fúngica ou parasitária), vias de transmissão (saliva, sangue e outros fluidos corporais – sémen e fluidos vaginais) e sinais de alerta (corrimento vaginal/uretral anormal, ardor, comichão, lesões genitais, etc) bem como sobre as medidas preventivas a adoptar (uso do preservativo, vacinação – para algumas, cuidados de higiene adequados e não partilha de objectos pessoais e perfurantes entre outros).
O Serviço de Atendimento ao Jovem (SAJ), quer através da intervenção nas escolas quer das diversas consultas disponíveis (enfermagem, médica, psicologia, nutrição e serviço social) tem vindo a dar resposta às necessidades dos adolescentes nestas áreas tendo como objectivo primordial a promoção da sua saúde integral. É também um dos seus compromissos providenciar apoio às grávidas adolescentes através de diversas consultas focalizadas nas suas necessidades específicas. Contudo, sendo a gravidez uma etapa a ser vivida num projecto de vida, o enfoque está na sua prevenção.
O atendimento dos adolescentes no SAJ é gratuito, confidencial, personalizado e imediato. Abrange a faixa etária dos 13 aos 21 anos, com horário de funcionamento nos dias úteis das 8 às 20 horas. Disponibiliza ainda uma linha de atendimento confidencial e gratuita – 800 204 125 – para esclarecimento de dúvidas colocadas pela população.

A equipa do SAJ

quinta-feira, 5 de março de 2009

Donald no País da Matemática



Os três vídeos que aqui disponibilizamos abordam temas básicos como o Teorema de Pitágoras, o Rectângulo de Ouro e outros temas, pela mão do Pato Donald.



Uma forma ligeira de relembrar conceitos ou mesmo transmiti-los aos mais jovens, nossos irmãos ou filhos.














segunda-feira, 2 de março de 2009

Torres de Hanoi


Jogar On-line



A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor, em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.


A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.


Fonte: Wikipédia

Jogo On-line: www.apm.pt