quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A couvade. Gravidez masculina.



A couvade, como síndrome: … consiste na apresentação de comportamentos similares a uma mulher grávida por parte de um homem, perto da data de nascimento do seu filho, incluindo dores.

Também conhecido por gravidez por simpatia, o fenómeno é pouco compreendido embora frequente e não existe uma base fisiológica conhecida. Podem estar presentes sintomas como indigestão, apetite aumentado ou diminuído, ganho de peso, diarreia, obstipação, dores de cabeça, etc..

Em casos extremos estes pais podem desenvolver uma barriga similar a uma mulher grávida de 7 meses.

António Freitas - 520

Os índios huicholes e as dores do parto


O acto de dar a luz está estreitamente ligado ao sentimento de dor, assim os Huicholes acreditam que o marido deve compartilhar desta dor para sentir o prazer de ter um filho. A pinturo Huichol em cima mostra o ritual de um parto.

O homem deve sentar-se próximo à cabeça da mulher com um cordão amarrado aos testículos. Cada vez que a mulher tem uma contracção, ela, intencionalmente ou não, puxa a cordinha.

Com certeza, muitos homens iriam reconsiderar e repensar a paternidade diante de tal situação.

Mais curiosidade sobre o Parto do Homem

António Freitas - 520

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Duas galinhas...



- "Se você tivesse dois apartamentos de luxo, doaria um para o partido?"
- "Sim" - respondeu o militante.
- "E se você tivesse dois carros de luxo, doaria um para o partido?"
- "Sim" - novamente respondeu o valoroso militante.
- "E se tivesse um milhão na conta bancária, doaria 500 mil para o partido?"
- "É claro que doaria" - respondeu o orgulhoso companheiro.
- "E se você tivesse duas galinhas, doaria uma para o partido?"
- "Não" - respondeu o camarada.
- "Mas porque você doaria um apartamento de luxo se tivesse dois, um carro de luxo se tivesse dois e 500 mil se tivesse um milhão, mas não doaria uma galinha se tivesse duas?"
- "Porque as galinhas eu tenho."

Entrevista a ex-alunos


Nome: Mariana Catanho da Silva Vieira

Idade: 21 anos

Curso: Genética Molecular Humana

Universidade: Imperial College


1. Razões que estiveram na origem da escolha deste curso:

Desde cedo que queria fazer algo na área da biologia, mais concretamente dentro do ramo da investigação. No 12º ano, no Liceu, apaixonei-me por genética. Foi então que decidi tirar a licenciatura de Biologia Celular e Molecular em Lisboa, que me serviu de base para o mestrado em genética, que vou fazer este ano lectivo no Imperial College.

2. Adaptação à vida universitária:

No geral, a adaptação foi mais fácil do que estava à espera. Não me custou praticamente nada.

No 1º ano as cadeiras foram mais difíceis, talvez por serem mais abrangentes (não tão direccionadas para a minha área de interesse), mas nos dois anos seguintes gostei muito porque eram leccionadas matérias muito interessantes.

Quanto aos docentes, acho que tive muita sorte porque a maioria dos professores que tive sempre se mostraram muito acessíveis e disponíveis. No meu caso, o que diziam de os professores da faculdade serem mais distantes e menos interessados nos alunos, não se verificou.

O curso que tirei de Biologia Celular e Molecular é, quanto ao número de alunos, relativamente pequeno. Somos apenas 50 alunos, o que torna o ambiente acolhedor e faz com que todos se conheçam uns aos outros, tornando-se muito cúmplices num meio com muita ajuda mútua. Fiz muitos amigos. Alguns deles sei que serão “amigos para a vida”!

Antes de ir para Lisboa, estava um pouco assustada por ir para uma cidade tão diferente do Funchal. Mas fiquei surpreendida pela positiva; apesar de terem ocorrido coisas menos boas, típicas de uma cidade tão grande, acho que foi uma experiência muito enriquecedora para mim ter vivido num ambiente tão citadino. Cresci muito como pessoa, amadureci e ganhei independência. Agora que vou para Londres, uma cidade ainda maior com uma diversidade cultural imensa, ao invés de me sentir assustada como da primeira vez, sinto-me ansiosa e sei que vou ter muito a ganhar com esta mudança!


3. Como tem sido o seu desempenho enquanto estudante universitário?

Acho que tenho tido um bom desempenho. Na minha opinião, o principal “segredo” para sermos bem sucedidos enquanto estudantes é sermos organizados e termos capacidade para dividir bem o nosso tempo. Não é necessário estudar 24h por dia, nunca sair de casa e não ter tempo para se divertir; antes pelo contrário. Se o tempo for bem dividido, temos tempo para tudo. Prestar atenção nas aulas também é uma grande ajuda para facilitar o estudo posterior para os exames.


4. Quais os seus objectivos a curto e a longo prazo?

A curto prazo é acabar o mestrado que vou tirar este ano, em Inglaterra. A longo prazo, gostava muito de poder fazer um doutoramento noutro sítio, preferencialmente nos EUA. E posteriormente trabalhar na área de investigação em genética humana, não interessa onde, ou em Portugal, ou fora.


5. Que mensagem quer deixar aos jovens alunos da Escola Secundária Jaime Moniz?

Sigam sempre aquilo que mais vos apaixona, pois quando gostamos daquilo que fazemos, o que estudamos torna-se muito mais simples e requer um esforço menor da nossa parte. E, para além de estudarem, aproveitem tudo o resto que a vida vos proporciona com os amigos e com todas as pessoas de quem mais gostam.

domingo, 15 de novembro de 2009

OS PILARES DA ECONOMIA GLOBALIZADA (versão nova e melhorada)

Perfeita... perfeita... perfeita!




Neste Natal muitas pessoas vão comprar uma câmara fotográfica digital. Tendo em conta o número de solicitações que me são feitas, deixo aqui a minha opinião sobre a câmara fotográfica que acho perfeita (ou quase).
Pessoalmente, não sou adepto das câmaras reflex. A causa reside no facto de o sensor ficar facilmente sujo. Por esta razão sou grande adepto das bridge.

Ao adquirir uma câmara, temos que ter em conta o seguinte:
-Abertura da lente (pelo menos f/2.8)
-Zoom óptico da lente (um zoom na casa das 14.3x já é bom para uma bridge.) Cuidado que o zoom digital por vezes está em destaque nas câmaras mas só serve para enganar as pessoas menos informadas. Não se esqueça que pode fazer o zoom digital no computador.
-Qualidade das lentes. Devemos usar lentes profissionais de modo a melhorar a qualidade da imagem.
-Resolução do sensor. Nem sempre quanto mais melhor... temos que ter cuidado com a taxa de ruído e não esquecer a dinâmica de cor.
-Processador. Poucas pessoas dão importância ao processador que a máquina tem, esquecendo-se que o sensor apenas capta luz e que o modo como essa luz é processada é que dá o produto final, ou seja, a foto com ou sem dinâmica de cor.
-Velocidade de obturação. Para "congelarmos" acontecimentos rápidos, necessitamos de velocidades altas (1/4000) e de velocidades baixas para capturar momentos poucos iluminados (30s).
-Estabilizador. Existe no mercado dois tipos de estabilizadores. Os estabilizadores ópticos, usados nas câmaras profissionais e os estabilizadores electrónicos.

Para quem anda no mundo da fotografia digital, já se apercebeu que as câmaras com melhores resultados são as da Nikon e as da Fuji. Não é por acaso que ambas as marcas têm uma parceria. desde há muitos anos. A Canon neste momento ainda está a pagar o preço de inicialmente se ter juntado à Kodak e desta pensar que a fotografia digital era uma brincadeira de crianças... até que um dia a Kodak verificou que a secção digital era a que dava mais lucro. Quando a Kodak resolveu levar a fotografia digital a sério, já levava muito tempo de atraso em relação à Olympus, Nikon e Fuji...

Verificando várias marcas, modelos e respectivos preços, acabei por me apaixonar pela Fuji FinePix S200EXR (sucessora da FinePix S100FS, câmara aconselhada por mim no ano transacto quando falei de fotografia HDR).

Por que razão aconselho esta câmara?
Além de ter todas as características referidas anteriormente, não podemos esquecer:
1-É uma câmara bridge (não há problema do sensor ficar sujo...)
2-Tem características de uma profissional, mas o preço de uma amadora (cerca de 400 euros).

Salientam-se as seguintes melhorias em relação ao modelo antecessor (FinePix S100FS):

  1. Sensor Super CCD EXR 1/1.6” 12 megapixéis
  2. Modos de Prioridade EXR e EXR Auto
  3. Modo Pro Focus e Modo Pro Low-Light
  4. 5 Modos de Simulação de Filme (+2 novos modos: Modo Preto & Branco e Modo Sépia)
  5. Novo LCD de elevado contraste com 2.7” e 230.000 pontos
  6. Novo “Flash Super Inteligente”
  7. Maior duração da bateria – aprox. + 50% comparativamente à S100FS
  8. Combinação CCD-RAW (EXR) e JPEG


O que não nos deixa indiferentes é o seu Super CCD EXR que se adapta consoante as condições de luz, contraste e zoom.


Três em um!

O sensor EXR consiste essencialmente num sensor intermutável; fazendo alterar o seu complexo comportamento electrónico em função do tema, variando as suas características de acordo com as exigências do fotografo e produzindo a melhor imagem.

Modo Alta Resolução (High Resolution –HR), que emprega a totalidade dos 12 milhões de pixéis, concebido para oferecer um detalhe superior em temas complexos, onde a luminosidade é forte e recta;

Modo Ampla Gama Dinâmica (Wide Dynamic Range –DR), captando diferentes exposições através de dois conjuntos de 6 milhões de pixéis, os quais, quando combinados, oferecem um nível excelente de detalhe que, de outro modo, ter-se-ia perdido.

Modo Alta Sensibilidade e Baixo Ruído (High Sensitivity and Low Noise – SN), que consiste na junção de dois pixéis adjacentes para produção de 6 milhões de fotodíodos de grande formato, cujo tamanho é suficiente para absorver a luz em condições de luminosidade muito reduzida e produzir disparos em baixa luz de óptima qualidade com baixo nível de grão e ruído.

Inteligência Avançada

A FinePix S200EXR oferece o Modo de Prioridade EXR, o mecanismo mais eficiente até hoje inventado para uma rápida optimização das configurações da câmara, deixando o fotógrafo livre e concentrado na fotografia a captar. O fotógrafo pode decidir a configuração do sensor, seleccionando Prioridade Alta Resolução (HR), para uma maximização da resolução, Alta Sensibilidade e Baixo Ruído (SN) para trabalhos de elevada qualidade sob condições de luminosidade reduzida, ou Prioridade Gama Dinâmica (DR) para realçar temas contrastados.

Muitas Câmaras têm cenas pré-programas que o fotógrafo tem de seleccionar antes de fotografar. Com a FinePix S200EXR a câmara é quem selecciona.

A S200EXR inclui o Modo EXR Auto, oferecendo 6 modos: Retrato, Noite, Macro, Paisagem, Retrato Nocturno e Retrato a Contra-luz. A câmara reconhece a cena, não se limitando a optimizar a focagem, o equilíbrio da cor, a exposição, o flash e a sensibilidade, como também a fazer variar automaticamente o sensor em função das condições de luminosidade da cena, para o modo HR, SN ou DR.

Para quem não gosta dos automáticos usa o manual!

Para ver vídeo informativo sobre a câmara S200EXR p.f. clique neste botão

Prémios:
Sensor Super CCD EXR acabou de ser eleito como “Inovação na Imagem Digital 2009-2010 na Europa” pelo júri EISA na já prestigiada cerimónia de entrega de prémios desta Associação Europeia de Imagem e Som (European Imaging and Sound Association /EISA). A TIPA também premeia este sensor na categoria de Tecnologia e Design.







Apresentação Oficial da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Jaime Moniz (APESJM)

No passado dia 27 de Outubro realizou-se a Apresentação Oficial da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Jaime Moniz (designada por APESJM), onde estiveram presentes Senhor Secretário Regional de Educação e Cultura, Dr. Francisco Fernandes, o Senhor Director Regional de Educação, Dr. Rui Anacleto, o Senhor Director Regional da Juventude, Dr. Jorge Carvalho, o Senhor Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz, Dr. Jorge Moreira, Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação.

A APESJM foi oficialmente criada a 14 de Julho de 2009, através da publicação dos seus Estatutos no Sítio Web do Ministério da Justiça e passou a estar inscrita definitivamente no RNPC (Registo Nacional de Pessoa Colectiva) a 30 de Julho de 2009.

Esta Associação tem como principais finalidades:

a) Fomentar uma colaboração permanente entre os alunos, corpo docente e famílias;

b) Criar e manter condições para uma efectiva participação das famílias na tarefa educativa, como é seu direito e dever.

A participação dos Pais e Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos é fundamental. Há mais de 30 anos que vários estudos têm vindo a demonstrar que a participação dos Pais na escola melhora o rendimento académico, a auto-estima e o comportamento dos alunos.

Como Pais, devemos ter consciência que a escola não pode dar resposta sozinha a todos os problemas e dificuldades que surgem. As respostas terão de ser analisadas em conjunto com todos os agentes sociais, desde os partidos políticos, sindicatos, autarquias, alunos e, como não podia deixar de ser, com as associações de pais.

Dai que, não podemos ficar à margem de qualquer iniciativa de resposta aos problemas e dificuldades, pois somos os mais interessados e os primeiros responsáveis pela educação dos nossos filhos e filhas. É por isso que a razão de ser desta Associação é, acima de tudo, o sucesso dos futuros homens e mulheres, quer como profissionais, quer como cidadãos.

Não devemos delegar na escola toda uma série de responsabilidades que, pelo menos, deveriam ser partilhadas. Trata-se dos nossos filhos e filhas e, como tal, pensamos que a partilha constante de experiências e a reflexão conjunta com vista a encontrarmos as soluções mais adequadas poderão constituir uma mais-valia para benefício de todos.

A participação dos Pais é um acto de cidadania; ela deve ser encarada como:

  • uma actividade básica no desenvolvimento de uma educação integral.
  • uma resposta às nossas inquietudes; o envolvimento no processo educativo é primordial na evolução do próprio sistema, que deverá ter em conta as mudanças que se produzem na nossa sociedade.
  • e, ainda, a participação deve estar orientada em duas direcções:

- acompanhamento e execução dos projectos educativos;

- colaboração positiva, enriquecedora do sistema.

Participar na gestão da educação dos nossos filhos e filhas tem por objectivo favorecer o seu desenvolvimento integral como cidadãos e cidadãs, sendo necessário que esta participação se verifique em todas as etapas do processo educativo, especialmente no ensino secundário.

Na segunda parte da Sessão, os presentes foram informados sobre o procedimento para a eleição dos Órgãos Sociais previsto da seguinte forma: apresentação das Listas até 23 de Novembro, a publicação até 25 de Novembro e as Eleições no dia 9 de Dezembro.

Para concluir, foi realçado o seguinte: a educação só poderá ser bem sucedida quando a família e a escola trabalharem em conjunto.

A educação é responsabilidade de todos!

A participação dos Pais é um acto de cidadania.

Mais informações, consultar os Estatutos disponíveis neste Site:

http://apesjm.wordpress.com/

Apresente as suas sugestões, coloque as suas questões através de: apesjm@gmail.com

Funchal, 27 de Outubro de 2009

A Representante da Comissão Instaladora,

Vanda de França Correia de Jesus