sexta-feira, 4 de abril de 2008

Testemunhos do Liceu: Conceição Estudante


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?



Nome: Conceição Almeida Estudante
Idade: 56 Anos
Profissão: Secretária do Governo da Madeira para o Turismo e Transporte
Área de formação: Licenciatura em Direito e pós-graduação em Administração Hospitalar



O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Conceição Estudante – «O Liceu foi uma passagem de dois breves anos que cumpriu a minha formação de base e garantiu o meu acesso ao ensino superior. Tendo sido um período curto foi muito marcante pois alterou uma postura de grande protecção, em termos de aprendizagem e estudo, proporcionado pelo ensino particular, donde eu provi-nha, para uma maior responsabilização individual motivada pela dimensão e desagregação de turmas e pelo inevitável afastamento e rotatividade de professores. O liceu foi assim a ponte adequada que me preparou para a brusca e agressiva mudança do ensino universitário e, por isso mesmo, teve um papel muito importante na minha vida.»

O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Conceição Estudante – «O Liceu era também para todos nós «o 7º ano» e toda a mística que então o rodeava. Envolvia a «bênção das capas», o «baile», a «festa da madri-nha», o «cortejo» para angariação de fundos, a «récita» e a «viagem». Grandes momentos de um ano em que a componente lúdica ocupava um grande espaço a par da actividade lectiva! Os brandos e rígidos hábitos sociais de então - sobretudo no que às meninas dizia respeito - sofriam algumas oscilações e perturbações ansiadas por todos nós... Esses aspectos, que constituíam altos riscos para o rendimento escolar, são parte indissociável do mosaico de memórias do liceu. Dos professores direi que havia figuras incontornáveis, que não nomearei para não ferir susceptibilidades, quer pela excelência da pedagogia e do conhecimento de alguns, quer pelas características ou excentricidades pessoais de outros e que iam do conservadorismo excessivo a algumas posturas e ideias progressistas ( para a época!) . Todos, a seu modo, contribuíram para a nossa formação e crescimento humano e social e são partes inesquecíveis desse período de vida.»

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?

Conceição Estudante – «A Educação hoje como então é sempre um processo complexo, dinâmico e, acima de tudo, um desafio para toda a comunidade. Não começa nem acaba na escola mas na casa de cada um. Passa hoje por maior e mais alargado número e variedade de meios, nomeadamente pelos de comunicação social cuja influência deve ser tomada em consideração no processo educativo e de formação humana. A escola e os seus agentes nomeadamente os professores, têm por isso de estar capacitados para gerir todas as influências de um meio envolvente, hoje, muito mais aberto e exigente do que em épocas anteriores, o que, naturalmente, aumenta o número de variáveis e a complexidade da sua intervenção.»

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno?

Conceição Estudante – «As novas tecnologias não podem ser ignoradas na vida de hoje e, como tal, os processos educativos têm de lhes dar a devida atenção, quer na vertente de instrumento de ensino tradicional, quer na sua utilização com ferramenta de descoberta e ligação ao mundo exterior As crianças e jovens deste tempo são especialmente sensíveis e dotadas para a utilização de computadores como instrumentos de lazer e de trabalho, pelo que essa apetência deve ser adequadamente instrumentalizada a seu favor e para obtenção de bons objectivos de formação e qualificação.»

Sem comentários: