sexta-feira, 4 de abril de 2008

Testemunhos do Liceu: Élia Maria Carvalho de Gouveia


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?



Nome: Élia Maria Carvalho de Gouveia
Idade: 31 Anos
Profissão: Governanta
Área de formação: Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa


O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Élia Gouveia – O liceu foi um marco importante na minha vida, pois veio de certa forma "abrir" os olhos para o futuro. É também com nostalgia que relembro os tempos do Liceu, os quais foram de extrema importância.

O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Élia Gouveia – De facto, foram estes três aspectos que mais me marcaram; pessoas, espaços e ambientes. O Liceu é um local extremamente "acolhedor" e cativante, ali co-nheci pessoas, não só colegas de turma como também funcionários, professores, que jamais esquecerei. Com eles adquiri valores que hoje são "vitais" no meu quotidiano, os quais tento sempre transmitir a terceiros.

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?

Élia Gouveia – É uma pergunta "matreira". A Educação é e será, sem dúvida, um dos factores mais importantes nas nossas vidas. No entanto, julgo que esta está a perder cada vez mais o seu verdadeiro valor. No presente, acho que a educação está numa fase "descartável" e espero realmente que seja só uma fase...

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno?

Élia Gouveia – As novas tecnologias são de facto um instrumento de grande apreço na Educação. Julgo que facilitam, estimulam e desenvolvem a aprendizagem e o pensamento do aluno.

Sem comentários: