sexta-feira, 4 de abril de 2008

Testemunhos do Liceu: Emanuel Aveiro


O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Emanuel Aveiro – Primeiramente, vem a saudade porque foi um tempo de diversão, de convívio e de alegrias, como também de stress e até de choro. Onde damos os primeiros “passos” e as primeiras quedas, mas que agora, por incrível que pareça, tudo isso é base de risos entre os amigos que fiz nessa altura, rirmo-nos de coisas que antes pareciam graves e que agora parecem tão fúteis.E foi importante porque foi a base de construção para a realização da própria pessoa; o “saber distinguir a diversão das responsabilidades, e que há tempo para tudo”.


O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Emanuel Aveiro – O que mais me marcou foi de facto as pessoas porque foi a partir delas que se deu toda esta variedade de sentimentos em mim, quer sejam bons ou maus, foi através delas que interagi com os espaços e conheci os diversos ambientes.


O Lyceu – Como vê a Educação?

Emanuel Aveiro – A educação é algo construtivo, essencial, prioritário e que até poderá ser vista como hereditária.Um homem também se define pelo seu próprio saber e pela aceitação da sua incerteza, mas que é capaz de a satisfazer.


O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno?

Emanuel Aveiro – As novas tecnologias servem para implementar na sociedade em que vivemos um desenvolvimento mais rápido, fácil e completo. Elas são um excelente instrumento de trabalho quer no nosso trabalho, quer no ensino por facilitarem a comunicação e a veiculação de informação.

Sem comentários: