sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mentes Brilhantes!!!

Professor:
O que devo fazer para repartir 11 batatas por 7 pessoas?
Aluno:
Puré de batata, senhor professor!·
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O professor ao ensinar os verbos:
- Se és tu a cantar, dizes: "eu canto". Ora bem, se é o teu irmão que
canta, como é que dizes?
- Cala a boca, Alberto.·
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- "Stora", alguém pode ser castigado por uma coisa que não fez?
- Não.
- Fixe. É que eu não fiz os trabalhos de casa.·
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- Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
- Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
- Mais depressa!
- Nós corremos, vós correis, eles correm!
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Professor:
Chovia que tempo é?
Aluno:
É tempo muito mau, senhor professor.
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Professor:
Quantos corações temos nós?
Aluno:
Dois, senhor professor.
Professor:
Dois!?
Aluno:
Sim, o meu e o seu!
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Dois alunos chegam tarde à escola e justificam-se:
- 1º Aluno:
Acordei tarde, senhor professor! Sonhei que fui à Polinésia e demorou
muito a viagem.
- 2º Aluno:
E eu fui esperá-lo ao aeroporto!
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Professor:
Pode dizer-me o nome de cinco coisas que contenham leite?
Aluno:
Sim, senhor professor:
Um queijo e quatro vacas.
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Um aluno de Direito a fazer um exame oral:
O que é uma fraude?
Responde o aluno:
É o que o Sr. Professor está a fazer.
O professor muito indignado:
Ora essa, explique-se...
Diz o aluno:
Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da
ignorância do outro para o prejudicar!

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PROFESSORA: Maria, aponta no mapa onde fica a América do Norte.
MARIA: Aqui está.
PROFESSORA: Correcto. Agora turma, quem descobriu a América?
TURMA: A Maria.
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PROFESSORA: João, menciona uma coisa importante que exista hoje e que
não havia há 10 anos atrás.
JOÃO: Eu!
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PROFESSORA: Francisco, porque é que andas sempre tão sujo?
FRANCISCO: Bem, estou muito mais perto do chão do que a Srª. professora.
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PROFESSORA: Agora, Simão, diz-me sinceramente, rezas antes de cada refeição?
SIMÃO: Não professora, não preciso. A minha mãe é uma boa cozinheira.
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PROFESSORA: Artur, a tua composição "O Meu Cão" é exactamente igual à
do teu irmão. Copiaste-a?
SIMÃO: Não. O cão é que é o mesmo.
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PROFESSORA: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar,
mesmo quando os outros não estão interessados?
BRUNO: Professora

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Sistema de Informação Geográfica no Ensino

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema de hardware, software e procedimentos, concebidos para recolher, organizar, manipular, analisar, modelar e apresentar dados georreferenciados, com vista à resolução de problemas complexos de planeamento e gestão. O SIG não é mais do que uma base de dados gráfica com uma base de dados alfanumérica, que permite proceder à manipulação e inquirição dos dados, com operações de pesquisa, análise e visualização (fig. 1).

Fig. 1 – Projecto da rede viária.

Em Portugal as reformas educativas apontam para um ensino cada vez mais experimental e mais centrado na construção do saber pelos alunos, um ensino pela experiência, onde os alunos são responsáveis pela construção dos seus conhecimentos.

As competências ligadas ao “saber fazer” assumem grande importância e por isso, os professores devem adoptar estratégias de ensino diferentes das tradicionais. O papel do professor deverá ser cada vez mais, um papel de orientador, de alguém que ajuda os alunos a escolher e organizar a informação.
Então porque é que o SIG é importante no ensino?
A utilização do SIG apresenta uma série de benefícios no processo de aprendizagem:
 Permite aos jovens completar a educação básica com o conhecimento sistematizado do seu país e do resto do mundo
 Permite aos jovens ter uma cultura geográfica, com capacidade de visualizar factos espacialmente, de os relacionar entre si e ser capaz de interpretar informação gráfica
 Permite aos jovens ter capacidade de perceber o espaço e as relações entre os vários elementos e fenómenos que nele co-existem
 Melhoria no nível de aprendizagem e desenvolvimento de competências por parte dos alunos
 Motivação e estímulo (pela parte informática e pela parte visual)
 Facilidade de enquadramento geográfico de diversos assuntos
 Melhoria das capacidades de análise, síntese e avaliação de problemas
 Promove uma aprendizagem relacionada com a realidade (ter noções reais sobre os problemas e trabalhar com ferramentas iguais às usadas na resolução de problemas do “mundo real”)
 Há uma grande probabilidade de os jovens virem a usá-la nos seus futuros empregos
 Possibilita uma variedade de estilos de ensino
 Promove a interdisciplinaridade

Enumera-se alguns exemplos de aplicações práticas do SIG nas ciências:

GEOGRAFIA – Os planos de ordenamento podem ser usados na sala de aula para exemplificar alguns aspectos respeitantes ao ordenamento do território (parte dos programas de 10º e 11º ano)

CIÊNCIAS NATURAIS – Localização das placas tectónicas, dos vulcões e dos sismos registados no ano de 2008, e permite responder a uma série de questões:
 Quantos sismos ocorreram na Europa no ano de 2008?
 Quais os vulcões activos localizados a uma distância de 1000 Km do local x?
 Qual a magnitude dos sismos ocorridos numa determinada localização em 2008?

GEOGRAFIA E MATEMÁTICA – Trabalhar os climas do mundo, com a localização de várias estações meteorológicas e associá-las aos gráficos termopluviométricos, onde é necessário fazer os cálculos de temperaturas médias anuais, amplitudes térmicas anuais e totais anuais de precipitação. O resultado é um mapa interactivo com a localização das estações meteorológicas e um link para os gráficos termopluviométricos.

ECONOMIA – Caracterizar o comércio externo português desde 1986 e conhecer os principais parceiros comerciais de Portugal, através de dados do Instituto Nacional de Estatística e do Banco de Portugal.

BIOLOGIA E GEOLOGIA – Classificação de algumas espécies típicas do ecossistema do Pico Branco e levantamento da geologia do Pico Branco (Porto Santo).

TIC OU ÁREA PROJECTO – pode-se desenvolver projectos ligados à área de residência dos alunos, por exemplo: picos, ribeiros, património histórico, património natural, percursos pedestres, etc.

Todos os projectos desenvolvidos pelos alunos poderão ser colocados na net através de aplicações de Websig. Pode-se enumerar duas grandes razões para a utilização do Websig como ferramenta de ensino: os estudantes têm uma maior motivação se tiverem a possibilidade de partilharem os resultados dos seus projectos de SIG na Internet/Intranet e o mercado de profissionais de SIG tem uma crescente procura de profissionais de Websig.

Ana Marisa Drumond
Licenciada em geografia pela Universidade de Lisboa e exerce funções no Gabinete de Apoio à Vereadora do Ordenamento do Território da Câmara Municipal do Porto Santo.