sábado, 5 de fevereiro de 2011

Grupo de Física e Química da ESJM celebra o Ano Internacional da Química 2011


“O Ano Internacional da Química 2011 (AIQ 2011) é uma celebração das conquistas no mundo da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade. Sob o mote " Química, nossa vida, nosso futuro", o AIQ 2011 vai oferecer uma série de actividades interactivas, divertidas e educativas para todas as idades, em todo o mundo, com oportunidades de participação pública a nível local, regional e nacional.

O AIQ 2011 é uma iniciativa da IUPAC, União Internacional de Química Pura e Aplicada, e da UNESCO, a "United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization".
A cerimónia oficial de lançamento do Ano Internacional da Química terá lugar nos dias 27 e 28 de Janeiro na sede da UNESCO, em Paris, França.

Os objectivos desta celebração são:
- aumentar o reconhecimento público da química, na satisfação das necessidades do mundo
- incentivar o interesse na química entre os jovens
- gerar entusiasmos para o futuro criativo da química
As actividades promovidas ajudarão a reforçar a cooperação internacional e divulgarão as actividades das sociedades científicas, instituições de ensino, indústria, governo e outras organizações não-governamentais.

Uma vez que 2011 coincide com o 100 aniversário do Prémio Nobel atribuído a Marie Curie, permitirá também divulgar as contribuições das mulheres para a ciência.
Festeja-se ainda, este ano, o 100º aniversário da fundação da Associação Internacional de Sociedades de Química, e da Sociedade Portuguesa de Química.

O grupo de Física e Química da Escola Secundária Jaime Moniz vai assinalar o Ano Internacional da Química 2011 com várias actividades ao longo do ano, nomeadamente exposições, palestras e actividades experimentais destinadas a divulgar a Química junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Neste sentido, no dia 13 de Janeiro, deslocaram-se à Escola Secundária de Jaime Moniz, duas turmas de 3º e 4º ano, do Externato Adventista do Funchal, a fim de assistirem a algumas demonstrações experimentais, realizadas pelos alunos da turma 11º 6. As fotografias destas actividades encontram-se expostas no largo do Museu da escola, assim como no corredor do 3º piso, junto ao gabinete de Física e química.
Encontra-se também exposto no Largo do Museu da escola um placard com uma pequena biografia de Marie Curie.
Está já prevista a participação de alunos de outras escolas de 1º ciclo, do Concelho do Funchal.

Grupo 510

Mais informações:
http://www.spq.pt/quimica2011/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DEMOCRACIA E LIBERDADE


Democracia e Liberdade, tema da conferência proferida por Mário Crespo, jornalista da SIC-NOTÍCIAS, comemorando o Dia da Liberdade (23 de Janeiro).


Abordou o tema, referindo os valores da democracia, alertanto para o drama social, económico e político em que vivemos.


Aproveitou a ocasião para reflectir sobre as eleições à Presidência da República, emitindo um juízo de valor sobre os candidatos e sobre a pobreza de ideias que deixaram transparecer.


Comparou a grandeza do país que fomos, capaz de ultrapassar o desconhecido, com a actualidade adiada em que mergulhámos.


Incitou os presentes, sobretudo os jovens, a apoiarem-se em valores éticos e culturais, como via para um futuro, em que ainda acredita, apesar das adversidades, nomeadamente o espectro do desemprego.


A actualidade do tema provocou, no fim, um vivo debate entre a audiência e o jornalista.


Esta acção decorreu no Auditório 2, no dia 21 de Janeiro de 2011, teve a duração de 2(duas) horas, dirigiu-se a: Alunos, Professores e Funcionários.


As Coordenadoras das Actividades de Enriquecimento Curricular
Maria de Fátima Afonso Marques
Maria Elisabete de Sousa Cró