sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Obituário: Fernando Augusto dos Santos Guimarães (1954 – 2010)



Nasceu a 12 de Janeiro de 1954 na pequena cidade de Santa Cruz da Graciosa, nos Açores. Mais tarde, e porque o se pai era militar, foi para Moçambique onde, na cidade de Nampula, fez os seus estudos. Foi também neste país e na cidade de Maputo que, a 5 de Maio de 1975 na Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque, iniciou a sua vida como professor.
Em 1977, vem para Portugal, onde lecciona um ano em Vila Real e, entre 1978 e 1980, cumpre o serviço militar.
Vem para a Madeira em 1980. Em Outubro desse ano começa a leccionar Matemática na Escola Secundária Jaime Moniz e é nesta escola que se mantêm até 2000, tendo sido vogal do Conselho Executivo de 1987 até 1995. A 7 de Janeiro de 1993 recebe, juntamente com os elementos do Conselho Directivo da altura, um louvor da Directora Regional da Educação “pela forma dedicada com que colaborou na resolução dos problemas educativos e no lançamento da reforma educativa”. Em 1993 e em 1994 foi coordenador das unidades capitalizáveis e em 1995 e 1996 presidiu à comissão do curso liceal nocturno do ensino recorrente. Em 1997 é requisitado para a Escola Secundária APEL onde se mantém a leccionar Matemática até 2000. Nesse ano é colocado, em comissão de serviço e como Director de Serviços Humanos, no Conservatório Escola de Artes Dr. Peter Clode, onde se mantém até ao seu falecimento em 31 de Agosto do presente ano.
No voto de pesar enviado à sua família em nome da Escola Secundária Jaime Moniz, o director, Dr. Jorge Moreira, salientou a competência e dedicação do professor Fernando Guimarães, “bem como as suas excepcionais qualidades humanas”.
Graça Correia, Matemática

Colega e amigo Guimarães.



Dizem que o Tempo, ou a falta dele, é o responsável pelo afastamento de quem nesta vida se cruzou e se afastou por imperativos desse destino, responsável, para não indicar outro, por sentirmos o vazio deixado pelo Amigo a quem não teremos dito tudo.
Fui surpreendida há dias com a notícia, primeiro da doença, depois da morte desse tão afectuoso colega e amigo Guimarães.
Os que tiveram o privilégio do seu convívio sabem o quão generoso e humano era, sempre pronto a ajudar os seus pares, nunca se furtando a uma palavra amiga, a gestos que não deixavam indiferentes os que dele necessitavam. Pertenceu ao Conselho Directivo da Escola e as suas competências, por todos reconhecidas, levaram-no para outro estabelecimento. Não deixámos de nos ver e era sempre com o sorriso rasgado que deixava as pessoas com quem estava a falar para me vir dar um abraço fraterno.
Como tenho pena de não ter aproveitado mais e melhor o ser que tu representavas! Esse é o verdadeiro drama dos que ficam, o sentimento inexorável de perda.
Onde quer que estejas devolvo a amizade que me tiveste e abraço-te fortemente, acreditando que ainda estás na porta da Direcção, cumprimentando-me com uma expressão sempre meiga que tornava os meus dias mais leves e agradáveis.

Fátima Marques. Grupo 300

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bênção das capas


Para alguns este é apenas mais um dia da sua vida académica, para mim, o dia 30 de Novembro significa algo mais... representa que uma grande etapa da nossa vida está cumprida e que outra também de enorme importância nos espera. É um dia importante, carregado de sentimentos, cheio de surpresas e de inúmeras novidades que ficam para sempre no nosso álbum de recordações... é um dia para sempre recordar, um dia que por certo jamais esquecerei.
Maria João


Para mim, o Dia da Benção das Capas marca um momento muito importante na vida dos estudantes que é o ano final do secundário, o 12º ano. E, assim, antecede outra altura muito significativa que é a Universidade, para alguns, e a entrada no mercado de trabalho para outros.
Carmen Caires


Para mim o dia da Benção das Capas significa o fecho de mais um ciclo, um ciclo fundamental que acabamos ou estamos próximo de acabar e que se tornará importantíssimo para o nosso futuro profissional, é também um prémio ao nosso esforço e dedicação ao longo de todos estes anos de estudo.
João Santos


A bênção das capas que decorrerá já no próximo dia 30 de Novembro não é um acontecimento qualquer, é a celebração que marca o fim e o início de etapas da nossa vida. Em primeiro lugar marca o fim do secundário onde terão que ser tomadas decisões para a nossa vida futura. E em segundo lugar marca o início da vida académica o que requer uma maior maturidade. Com certeza é um dia muito importante para um aluno que frequenta o 12º ano pois permite que o esforço do aluno ao longo dos anos seja recompensado, com o reconhecimento de toda a sociedade.
Sandra Correia


A Benção das Capas representa para muitos o terminar de um ciclo e o começo de um outro, a vida universitária. Quanto a mim, é um dia que considero algo importante, sobretudo porque é tradição na nossa escola. Contudo, devo dizer que apesar de todo o significado que pode ter este dia, eu considero que é apenas mais um marco na nossa vida académica, com alguma importância, sim, mas o facto é que quem quer continuar o percurso académico não necessita de um ritual, digamos, como este para sentir orgulho por ter chegado ao fim do secundário. Assim, este não é um dia que eu tenha idealizado há muito. Vou participar na Benção das capas mas ao contrário de muitas pessoas não acho que seja algo assim de tão importante ou "mágico", quase. É um dia que vou recordar mas que penso que não vai fazer parte das melhores recordações da minha vida académica. No entanto, eu não censuro, de modo algum, quem sempre sonhou com este dia pois apesar de tudo sei reconhecer a importância que tem para algumas pessoas e o orgulho que é para os pais os filhos estarem a acabar o liceu.
Sofia Gomes


O dia das capas para mim é muito importante, significa muito, pois é o fim do meu percurso escolar no ensino secundário. Lutei muito para que este dia acontecesse. Agora vejo que todo o esforço feito até agora valeu a pena, vai ser compensado com esta benção.
Débora Santos