quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O que significa o Dia da Benção das Capas?



O dia da benção das capas é o culminar de uma longa caminhada através do 10º e11º anos e também um bónus na conclusão do último ano do secundário, o 12º ano. É uma forma de celebrar com a turma os dois anos passados na escola Secundária, as aulas e os intervalos muito bem vividos.

Miguel Rodrigues 12º35

O dia da benção das capas é um dia especial na nossa caminhada de estudantes, pois é um dia sem igual. Faz -nos celebrar o facto de termos ultrapassado com sucesso um conjunto de etapas, mas também lança-nos para etapas futuras. No fundo é um dia em que se celebra o facto de se ser estudante.

Rodolfo Rodrigues 12º 9

A benção das capas é para mim um momento de reflexão. Chegando a esta fase tenho a necessidade de reflectir sobre o passado, presente e futuro. Sinto que cheguei a uma etapa académica, que me deu as bases do conhecimento para ter uma ferramenta de trabalho. Contudo na minha mente surge a ansiedade para entrar no mundo de trabalho qualificado. Porém, tenho receios. A crise que o mundo atravessa faz sentir em nós, jovens, um ânimo e algum desânimo. Por um lado, a vontade de fazer parte da mudança, por outro um medo de não conseguir vingar. Desta forma o dia da benção das capas será para mim um dia de reflexão.


Ricardo Vieira 12º 35

O Dia da Benção das Capas é muito importante por significar que nós estamos quase a acabar os nossos estudos do secundário e a entrar na universidade, para acabarmos o curso desejado.

Marisa Débora, 12º 35


O Dia da Benção das Capas é um marco muito importante na vida de qualquer estudante do Ensino Secundário. Sendo assim, é para mim extremamente difícil compreender aqueles que decidem não fazer parte desse momento único.
Os alunos devem divertir-se, conviver, orgulhar-se por terem chegado a este patamar na sua educação e, acima de tudo, festejar com responsabilidade.

Elsa Jardim, 12º 50

É um dia dedicado aos finalistas do ensino secundário, sendo assim especial para mim. No entanto, do meu ponto de vista, não é um dia muito diferente dos outros. Não é tanto a cerimónia que os finalistas anseiam o dia todo, mas sim o baile!

Heitor Vasconcelos, 12º 9

Na minha opinião, a cerimónia da bênção das capas é um marco deelevada importância para todos os que participamos nela, pois esta éum prémio ao nosso esforço, ao longo de tanto anos, desde o infantárioaté o secundário e, simultaneamente, simboliza um incentivo para osanos de estudo universitário e/ou de inserção no mundo do trabalho numfuturo próximo.
Esta é também uma marca da persistência das nossas tradiçõesregionais. Sendo estas tradições "endémicas"são um dos principaismotores do turismo na nossa região. O tradicionalismo desta cerimóniatambém é uma contraposição aos tempos actuais de cepticismo, nos quaisse obedece menos ao passado e, simultaneamente, a identidade dasregiões. O que não acho muito coerente desta cerimónia é ofacto de se realizar no início do ano lectivo, em vez de ser após aconclusão deste, pois se assim fosse, esta assemelhar-se-ia mais a umacerimónia de fim de curso universitário e, simultaneamente, serviriacomo uma maior recompensa de fim de curso para os que conseguiramconcluir o secundário.


Santiago Rodrigues Nº18 12º3


A preservação das tradições é importante, pelo que, à semelhança do que acontece há já alguns anos, os actuais alunos de 12º ano (antigamente designados por “setimanistas”) se trajam a rigor para participarem numa celebração, em que eles próprios são benzidos; isto, de uma forma relativa, traduzir-se-á no festejar de uma conquista alcançada com esforço e dedicação, sendo como que um “ritual de transição” para uma nova etapa: o ingresso no ensino superior.
De alguma forma, todos os que estão nesta situação, neste dia, se sentem orgulhosos pelo trabalho desenvolvido desde o primeiro momento, ao entrarem na escola primária até ao presente secundário, período este repleto de emoções, momentos e pessoas que marcaram a vida de cada um.
A bênção das capas constitui, portanto, a recompensa, o momento em que finalmente se colhem os frutos do árduo trabalho escolar desenvolvido sempre na expectativa de um futuro promissor!


Carolina Barros, 12º 3



Foto Álbum 1
Foto Álbum 2

Sem comentários: