quarta-feira, 10 de março de 2010

FUJI FINEPIX FINEPIX HS10/H11








Há um ano (2009) a Casio lançava as câmaras de alta velocidade (HS). Dentro das mesmas características a Fuji apresenta a HS10, onde destacamos:

-Zoom óptico Manual: 30x (24-720mm). Primeira câmara a nível mundial com um zoom de 30x (muito bom!).




-Abertura: F2.8- F5.6

-Velocidade de Obturação: 30s até 1/4000s

-Sensor (alta sensibilidade e baixo ruído): BSI CMOS 10 Megapixeis retro iluminado (1/2.3 polegadas), resultando num aumento de 200% de sensibilidade face a um sensor CMOS convencional (ver nota final). As novas Casio também vêm com este tipo de sensor.

.................Conventional CMOS.............BSI CMOS................

-Som: Stereo

-Disparo continuo a alta velocidade: 10 fotos por segundo, na máxima resolução. Tira no máximo 7 fotos e depois demora muito tempo a gravar no cartão. A casio EX-FH20 que faz 30 fotos por segundo, é mais rápida a gravar as 40 fotos no cartão.

-Captura da melhor foto: Quando temos o botão de disparo carregado até meio, quando carregamos até baixo, ele grava até sete fotos anteriores, de modo a escolhermos a foto certa. Isto é consequência da função anterior. Podemos escolher de 1 a 7 antes de fazer o click.

-Vídeo de Alta Velocidade: É possível gravar vídeos até 1000 imagens por segundo(60/120/240/480/1000fps). Muito ruim! Uma autentica desgraça! Nada comparada com a Casio EX-F1
Para terem uma ideia, podem ver o vídeo sobre a EXR F300. Onde fazem a comparação, na parte do vídeo, entre o sensor EXR e os outros, este é dos outros... Deixo a seguir um exemplo:




-Modo de Luz Reduzida: Faz automaticamente 4 fotos com alta sensibilidade e baixo ruído e depois combina numa única imagem. Funciona bem!

-Criação de panoramas: Com a ajuda da câmara, é possível fazer uma panorama perfeita com várias imagens seguidas que se vão colando à media que fotografamos. Funciona perfeito!

-Remoção de objectos em movimento: Imagina que gostava de fotografar um monumento ou um aestátua sem pessoas. Tinha que se levantar muito cedo ou ir num dia calmo... Agora com a HS10 é possível fazer isso a qualquer hora. Faz a foto do monumento ou da estátua e depois a câmara remove as pessoas que estão na foto!

-Captura de vários movimentos: Agora é possível ter numa só fotografia, imagens consecutivas de um movimento.


-Sistema triplo de estabilização: Deslocamento de sensor IS, High ISO IS, Digital IS. Desta forma pode obter óptimas fotografias, com, baixa luz e sem a utilização do tripé. Funciona bem!

-Seguimento do Objecto a Ser Focado: Desta forma mantém sempre o objecto focado mesmo que ele esteja em constante movimento. Funciona perfeito!

-Acesso rápido às funções: Devido ao grande número de botões que a câmara possui na parte de trás, pode aceder facilmente às várias funções sem perder tempo!

-Modo de Captação: JPG e RAW

Full HD: É possível fotografar e filmar em HD no formato 16:9.





Nota Final: É de estranhar a Fuji lançar uma finepix com um sensor CMOS, pois sempre utilizou sensores CCD, designados por super CCD. O super CCD mais recente foi o EXR, o qual foi reconhecido a sua qualidade através dos prémios que recebeu. Dizem que este sensor CMOS da HS10 foi desenvolvido pela Sony. Vamos aguardar e ver se o sensor é tão bom como dizem, pois o resto já sabemos que sim!
Podem consultar aqui a história dos CCD's da Fuji.

Veja se tem instalado na sua câmara última versão do firmware.


Mais informações no site da Fujifilm
Microsite sobre HS10
Manual Em Inglês


Best Superzoom Camera: Fujifilm FinePix HS10

Mais informações:

Filme de apresentação.

Fuji Reino Unido


Serious photographers wanting the versatility and performance of an SLR system without the bulk or expense now have the perfect solution in the shape of the Fujifilm FinePix HS10. The FinePix HS10 offers an extensive feature set that combines a powerful 24-720mm (30x) zoom lens with sophisticated photographic controls, advanced functionality and SLR-like handling and excellent image quality in a single compact, affordable unit.

António Freitas
Grupo 520

2 comentários:

Carlos V. Gonzalez - Photography disse...

A tua critica peca de fundamento, esse video que aí está é do YouTube, sofreu compressão dos servidores da Google e não está sequer nos 720p!! Só demonstra que fizeste a critica sem testar a camera e somente a ler pela net!!

O Lyceu disse...

Viva Carlos!
Nota-se logo que não faz a mínima ideia do que está a escrever. Provavelmente nunca tocou, nem com os olhos, na HS10, possivelmente só pela NET.
A Filmagem feita a 240fps na HS10 tem a resolução máxima 442x332, não é possível gravar em 720P! O vídeo que está no artigo, é do youtube, não foi feito por mim, mas apresenta o resultado muito semelhante ao que eu obtive com a minha HS10. Por que razão encher o youtube com mais lixo, se já tem lá lixo igual ao meu? Já agora, em relação às dimensões dos filmes em alta velocidade, deixo aqui mais umas informações:
1000fps=224x64; 48ofps=224x168; 240fps=442x332; 120fps=640x480; 60fps=1208x720