terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O DIA DA BENÇÃO DAS CAPAS - 30 novembro 2011

O dia de bênção de capas representa o final de uma etapa na vida de cada aluno. Esta etapa engloba todos os momentos desde o ensino básico até ao ensino secundário.
Para mim, este evento vai fazer-me refletir sobre tudo o que já passei, as metas que alcancei e o que evoluí como pessoa.
Sempre tive em mente que a sensação de estarmos no final de algo, faz-nos recordar o início, e eu sinto isso exatamente.
Relembro a minha entrada para o ensino básico, ou até mesmo na Escola Jaime Moniz, e penso que muito mudou. Perdi amigos, ganhei amigos. Conheci imensas pessoas, com diferentes maneiras de pensar e diferentes perspetivas de vida. Aprendi que a vida é efémera. Que estamos sujeitos a perder as pessoas que mais amamos num piscar de olhos. E que, por outro lado, existem muitas pessoas que nos desiludem, mentem e, no fundo, são poucas as que conseguem ser leais. Aprendi também que sabendo sofrer, sofremos menos e que temos de aproveitar todos os dias como se fosse o último pois em algum momento, eventualmente, esse dia chegará.
Algumas lições foram mais fáceis de aprender do que outras. A pessoa que mais contribuiu para esta minha aprendizagem foi também responsável pela minha motivação de ser aluna da Jaime Moniz. Chamava-se Martim e era o meu melhor amigo. Ele foi a pessoa mais carismática, determinada e correta que alguma vez conheci. O Martim ambicionava ser médico e adorava viver. Eu e ele passávamos os dias juntos. Ele aconselhava-me, ouvia-me e fez de mim quem sou hoje.
No dia 30 de Novembro de 2009, dia da sua bênção de capas, o Martim faleceu. Nesse dia uma parte de mim morreu com ele. No dia do seu funeral todos prestaram a sua homenagem ao Martim, excepto eu. A minha homenagem será este ano, na minha bênção de capas. Pretendo atingir a meta que infelizmente o Martim não conseguiu.
Tal como já tinha referido, o final faz-nos pensar no início e apesar de o Martim não estar fisicamente comigo nesse dia, estará presente na minha memória e marcado em cada pormenor da pessoa que sou hoje…

Jessica Atouguia e Bianca Marques 12º 11

Consultar o suplemento Diário nas Escolas e d' O Lyceu e a Rúbrica Aconteceu.