segunda-feira, 10 de março de 2014

Bênção das Capas

Ao chegar a esta etapa da minha vida, em que terei de fazer escolhas determinantes para o futuro, o medo de falhar é grande. Por agora não tenho a certeza se serão as opções corretas, apenas o tempo o dirá… Só tenho uma única certeza - quem luta para alcançar os seus objetivos é recompensado. Seremos os melhores no que fazemos se nos esforçarmos para isso e se encontrarmos força para percorrer o caminho que nos levará ao sucesso.
Para a minha vida, desejo conquistas, vitórias e alegrias. Quero prosseguir os estudos, conseguir um bom emprego, capaz de me sustentar a mim e à minha família e que me permita viver com qualidade mas sem excessos. Quero viajar e ver tudo o que ainda não vi. Quero conhecer novas pessoas e mentalidades. Quero fazer a diferença. Quero continuar a caminhar, sempre em frente, ultrapassando as perdas e fracassos, as ilusões e desilusões, rumo à felicidade.

 Carlota Gregório 12º ano turma 1



O que eu desejo? Por vezes não é uma questão fácil de responder. Será que quero ser jogador de futebol, médico, advogado ou até escritor? Será que quero ser milionário, ter um iate, conhecer o mundo, viver numa mansão? Todas estas profissões aliciantes aliadas a um estilo de vida desafogado são muitas vezes o objetivo de vida de qualquer um. Contudo, pergunto-me, será assim que alcançarei a verdadeira felicidade?
O conceito de felicidade é extremamente relativo e difere para cada um de nós. No meu ponto de vista, consiste em partilhar momentos de alegria com aqueles que nos são queridos. Tendo a oportunidade de superar as derrotas e desfrutar das vitórias, sempre unidos. Desejo viver num mundo em que impere esta mesma união, a igualdade, a justiça mesmo tendo a noção de que é uma mera utopia.
Perante as dúvidas em que me encontro, em relação ao meu futuro tenho uma certeza, quero contribuir para este mundo novo.
Francisco Sousa 12º ano turma 1



O futuro é uma grande incógnita e sempre tive a curiosidade em desvendar aquilo que é desconhecido. Os meus projetos são tantos e tão variados que já não os consigo contar pelos dedos das mãos. O que é certo é que sempre sonhei em ser uma mulher de sucesso, com vastos e diversificados conhecimentos e com infinitas possibilidades para viajar pelo mundo inteiro. E agora, neste momento, o que é para mim ser uma mulher de sucesso? O que espero do meu futuro? Quero amar o meu trabalho, amar a minha vida e sentir que fiz tudo o que deveria ter feito para chegar a esse patamar. Quero olhar para trás e sentir que todo o meu esforço valeu a pena… Bem, tudo vale a pena se a alma não é pequena. Espero sentir-me realizada na minha profissão (embora ainda sinta inúmeras dúvidas em relação a este assunto) e consciente de que estou a contribuir para que um mundo seja um lugar melhor.
Fico a pensar no meu futuro, eu, uma jovem de 17 anos que se depara com as escolhas mais importantes da vida. Num mundo de tantas opções qual será a escolha correta para mim?

Inês Margarido 12º ano turma 4


Para ser sincera não faço ideia, são tantas as incertezas que não consigo definir um caminho. A única coisa que sei é que tenho dado o meu melhor, com muito esforço para ser alguém na vida e para fazer com que a minha família se orgulhe de mim. Quero ter um emprego que me faça acordar todos os dias bem-disposta e me dê dinheiro para conhecer o mundo, quero dar uma vida melhor à minha família e de alguma forma conseguir retribuir todo o esforço que fizeram e fazem por mim. Quero saltar de um avião, aventurar-me por esse mundo com uma mochila. Quero conhecer, ver, cheirar, comer e sentir o desconhecido.
Ser feliz é o que desejo para o meu futuro.

Maria Palma 12ºano turma1



Atualmente, urge a necessidade de uma projeçao positiva para o de todos os cidadãos. Há que ultrapassar todas as barreiras e superar os desafios para alcançarmos aquilo que almejamos e deste modo garantir um futuro promissor. Assim, espero viver numa sociedade onde os valores éticos e morais estejam mais enraizados em todos nós, onde questões como o racismo, a guerra, a fome, as desigualdades sociais sejam ultrapassadas, contribuindo para uma comunidade que viva em harmonia e concordância. Idealizo o meu futuro numa perspetiva positiva, quer profissionalmente quer a nível familiar. Paralelamente às minhas funções profissionais, pretendo participar em projetos de solidariedade social, participando ativamente em cidadania para o bem-estar da sociedade, o que também se refletirá na minha realização pessoal. 

 Matilde José, 12º4 


 Todos nós já refletimos acerca das nossas perspetivas de futuro, idealizando a nossa vida em particular, mas também a nível comunitário, enquanto membros de uma sociedade. Eu, pessoalmente, costumo estipular algumas metas que pretendo atingir e concretizar, pois na existência de um método consigo alcançar as finalidades que pretendo. Relativamente às minhas aspirações pessoais, baseiam-se na construção de uma carreira sólida e de sucesso, traduzindo-se num reconhecimento de mérito profissional e, além disso, gostava de ter oportunidade de viajar até alguns países, conhecendo novas culturas e contactando com que vivem em realidades um pouco distintas. No que se refere à comunidade, gostaria de estabelecer um papel ativo na mesma, participando em alguma causa humanitárias, contribuindo deste modo, para a coesão e equilíbrio coletivo. O futuro é imprevisível, porém se alinharmos os nossos objetivos e vivermos em concordância com valores e princípios, conseguiremos descobrir o nosso rumo. 

 Laura Catarina Nunes, 12º 4

Sem comentários: