quarta-feira, 2 de julho de 2008

Testemunhos do Liceu: Miguel Albuquerque


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?

Nome: Miguel Filipe Machado de Albuquerque
Idade: 47 anos
Profissão: Advogado
Área de formação: Licenciado em Direito


O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?
Miguel Albuquerque – Uma grande importância. Sobretudo a nível dos valores da disciplina e da convivência, que enriquecem a nossa personalidade ao longo da vida.

O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)
Miguel Albuquerque –Indiscutivelmente as pessoas. Os colegas e os professores.

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?
Miguel Albuquerque – Com algum cepticismo. Mas também com alguma esperança. A autoridade dos professores tem de ser rapidamente restabelecida. O mérito, o trabalho, a disciplina, o respeito pelos outros e o civismo são alicerces essenciais de um bom sistema de educação.

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno?
Miguel Albuquerque – São uma mais valia. Mas não devem ser um instrumento de facilitismo ou de denegação da memória e do raciocínio.

Sem comentários: