quarta-feira, 2 de julho de 2008

Nuno Jesus


O Lyceu: Fala-nos do Nuno Jesus, do seu projecto de vida, dos seus sonhos, dos seus gostos…
Nuno Jesus: No que diz respeito ao meu projecto de vida, pretendo continuar a estudar e formar-me em Medicina, na especialidade de Cirurgia. Gostaria de continuar a praticar pesca desportiva e natação pura que são os meus desportos favoritos e também gosto de estar com os meus amigos.
Quanto aos meus sonhos, gostaria de ser cirurgião para poder ajudar quem necessitar e ser campeão mundial de pesca desportiva.

O Lyceu: Como nasceu a tua apetência pela Pesca Desportiva?
Nuno Jesus: Nasci com as idas à pesca com o meu tio, até que este resolveu inscrever--me em provas, que até não correram nada mal. O gosto por este desporto e pela competição foi aumentando e agora o difícil é parar.

O Lyceu: Descreve a pesca enquanto actividade desportiva.
Nuno Jesus: É uma actividade que exige muita paciência e calma e é preciso respeitar as regras. É também uma actividade um pouco dispendiosa pois exige muito material e, se queremos obter bons resultados, para além da técnica, é necessário ter o material apropriado para cada situação, assim como o isco.

O Lyceu: Ser um desportista de alta competição é um desafio? Até que ponto?
Nuno Jesus: Sim, porque tento sempre fazer o melhor resultado e, quando não consigo, resolvo treinar mais e adquirir material mais sofisticado. O que implica um gasto maior de tempo e dinheiro.

O Lyceu: Como consegues conciliar a alta competição, no que se refere às tuas partici-pações em torneios internacionais ou nacionais, com a vida escolar?
Nuno Jesus: Nem sempre é fácil, porque, por vezes, tenho de faltar às aulas para ir às provas. Depois, tento passar a matéria pelos meus colegas mas não é a mesma coisa do que assistir às aulas e acabo por ficar prejudicado.

O Lyceu: Vale a pena ser um atleta de alta competição, quer em termos de pessoais quer em termos profissionais?
Nuno Jesus: Acho que sim. Para quem gosta realmente da modalidade que pratica, é aliciante poder competir com os melhores atletas do mundo. Além disso, permite-nos contactar com outros países e trocar experiências aumentando, assim, os nossos co-nhecimentos. Ajuda-nos a abrir novos horizontes o que também pode ser uma mais valia em termos profissionais.

O Lyceu: Certamente que já és considerado uma referência para os Madeirenses, tendo em conta o teu palmarés. Como lidas com essa “fama”? É fácil geri-la?
Nuno Jesus: Acho que não sou assim tão conhecido. A pesca não é dos desportos mais divulgados pelos meios de comunicação social, mas isso, para mim, não é importante. Pratico este desporto porque gosto e não para ser conhecido.

O Lyceu: Que mensagem deixas aos teus colegas da Jaime Moniz e para os jovens em geral?
Nuno Jesus: Que lutem sempre por aquilo que ambicionam e que experimentem praticar pesca desportiva que vão ver que é um desporto interessante e divertido.

Sem comentários: