quarta-feira, 2 de julho de 2008

Testemunhos do Liceu: Virgílio Pereira




Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?

Nome: Virgílio Higino Gonçalves Pereira
Idade: 67 Anos
Profissão: Professor Provisório do Ciclo Preparatório – actualmente aposentado da vida político-administrativa
Área de formação: Ciências


O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?
Virgílio Pereira – O Liceu foi o espaço preponderante onde se desenvolveu parte importante da minha infância e toda a minha adolescência. Além da família e da Sociedade, foi nele que talhei o esqueleto da minha personalidade, adquiri a base do meu conheci-mento e onde medraram as minhas capacidades e competências.

O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)
Virgílio Pereira – Durante a minha frequência do Liceu, marcou-me sobremaneira a descoberta da verdadeira amizade resultante da vivência em grupo e da convivência, valor que norteou toda a minha vida.

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?
Virgílio Pereira – A Educação de hoje difere da que tive, em resultado da influência que vai sofrendo da modernidade. É potencialmente mais rica no campo da aquisição de conhecimento, mas é mais pobre no campo da defesa de valores, como a solidariedade e o respeito pelos que têm mais experiência de vida ou mais saber.

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno?
Virgílio Pereira – As novas tecnologias proporcionam muito mais fontes de informação à Comunidade Escolar e a possibilidade de uma aprendizagem mais racional, ainda que tenham sido abusivamente usadas, em muitos casos, em desfavor de uma memorização equilibrada que, quanto a mim, continua a ser imprescindível na formação científica do Homem. Por outro lado, as novas tecnologias têm incentivado menores hábitos de leitura.

Sem comentários: