quarta-feira, 2 de julho de 2008

Testemunhos do Liceu: Alberto João Jardim


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?

Nome: Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim
Idade: 65 Anos
Profissão: Funcionário Público: Presidente do Governo Regional da Madeira
Área de formação: Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra


O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Albeto João Jardim – Contribuiu decisivamente para a formação nos Princípios e Valores que professo, bem como estruturou os alicerces da minha permanente construção cultural ao longo da vida. Foi berço das amizades perenes.


O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Albeto João Jardim – Tive o privilégio de ser aluno de grandes Mestres que me marcaram, não apenas no aspecto do Conhecimento, mas sobretudo nas grandes opções de vida. De resto, foram sete anos vividos com intensa Alegria, experiências inolvidáveis… e uma certa indisciplina q.b.


O Lyceu – Como vê a Educação hoje?

Albeto João Jardim – É a causa principal do actual impasse nacional. Não incentiva hábitos de trabalho, pouca exigência científica e cultural, falta de reconhecimento do Mérito, nada de Valores intrínsecos ao Povo Português, desconhecimento da Disciplina como valor democrático, inexistência de articulação com o mercado de Emprego. É pena, porque a Região Autónoma tem Professores capazes mas que a legislação colonial impede.


O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno?

Albeto João Jardim – São decisivas, mas têm que ser complementadas com um esforço de Formação ética, cívica e cultural dos Alunos. A próxima mudança de ciclo económico no arquipélago exigirá mais investimento privado, bem como uma posta prioritária nas Novas Tecnologias, no Turismo e nos Serviços. Considerando que, à partida, a Região Autónoma está penalizada pela exígua dimensão do mercado, pela dependência energética, pela absoluta dependência dos transportes externos, pela densidade populacional tripla dos Açores e do Continente, pela orografia que reduz a exploração das fracas potencialidades apenas a um terço do território insular e pela falta de poder legislativo adequado às circunstâncias, será preciso dar conteúdo profícuo e prático à palavra-chavão “Inovação”.

Sem comentários: