quarta-feira, 2 de julho de 2008

Testemunhos do Liceu: Sérgio Marques


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?

Nome: Sérgio Marques
Idade: 51 anos
Profissão: Deputado do Parlamento Europeu
Área de formação: Licenciatura em Direito

O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Sérgio Marques - Enorme importância! Porque o Liceu ajudou-me a crescer: crescimento físico, psicológico e emocional. Depois porque me formou, me preparou e me qualificou para a vida activa e para a cidadania. Muito do que sou hoje devo ao Liceu.


O Lyceu - O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Sérgio Marques - A experiência de socialização e aprendizagem que vivi no Liceu foi única. Marcou-me a cultura da instituição assente em valores como os do trabalho, exigência, mérito, disciplina e iniciativa individual. Mas marcou-me também a excelente qualidade global da escola, desde as instalações ao corpo docente e trabalhadores au-xiliares.
Mas acima de tudo marcou-me os grandes professores que tive o privilégio de ter e as amizades que fiz, muitas que ainda perduram.


O Lyceu - Como vê a Educação hoje?

Sérgio Marques - Com preocupação. Porque estamos ainda muito longe de ter resolvido os problemas decorrentes da democratização do sistema tornada possível com a Revolução do 25 de Abril de 1974.
Há que fazer tudo para garantir a excelente qualidade de antes num contexto de acesso generalizado à Educação.


O Lyceu - Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais-valia para a aprendizagem do aluno?

Sérgio Marques - Constituem apenas um instrumento fácil de acesso por parte dos alunos à informação e ao conhecimento. São portanto uma mais valia para a aprendizagem do aluno. Mas não dispensam de forma nenhuma o papel crucial que a Escola desempenha no processo de aprendizagem dirigido para o saber ser, estar, fazer e inovar.

Sem comentários: