sexta-feira, 4 de abril de 2008

Que importância têm as novas tecnologias, no dia-a-dia de estudantes e professores?


Marisa - 11º 35 - Para os estudantes as novas tecnologias são muito importantes porque assim podem ir buscar as informações necessárias para os trabalhos da escola e, para os professores, também é muito importante porque podem ir lá buscar informações necessárias para prepararem as aulas.

Fábio Camacho - 10º 35 - É importante a possibilidade de acesso a informações vindas de todos os cantos do mundo, visitar bibliotecas, museus, sem sair de casa, ter o contacto com os colegas para fazer qualquer coisa que seja, um trabalho ou outra coisa qualquer sem ter que se mover até ele, pois temos a possibilidade de conectar com pessoas de todo o planeta, conversar com elas em tempo real, a qualquer momento. Estas tecnologias permitem que o professor mais facilmente tente que a informação nos chegue a nos com mais facilidade.

Ricardo Vieira - 11º35 - A importância é rápido acesso a informação; maior segurança na Escola e melhoria nos transportes.

Jerónimo Fernandes - 11º 35 - No dia-a-dia com as novas tecnologias os alunos e professores são bastante facilitados em comparação ao passado, por exemplo, um aluno que queira pesquisar sobre algo já não tem de passar horas numa biblioteca, em vez disso vai à internet e faz uma pesquisa mais completa e com menos tempo. Com os professores são lhes facilitados a marcação de faltas e o sumário.

Carla Rodrigues e Isabel Correia – EnglishNet - As Tecnologias de Informação detêm potencialidades indispensáveis ao ensino, conduzindo a um contínuo enriquecimento dos saberes, levando a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam repensados à face do desenvolvimento destas tecnologias. Como professoras responsáveis pelo projecto EnglishNet, constatamos que nsinar uma língua é fazer desenvolver no aluno uma competência que lhe permita não só utilizar correctamente essa língua, mas também saber aplicá-la em situações de comunicação. Aprender uma língua é alargar um campo de expressão, emoção e partilha. A Internet proporciona oportunidades de acesso à informação sediada em computadores em qualquer ponto do globo, mas oferece também oportunidades de comunicação com pessoas espalhadas por todo o mundo, partilhando mensagens, documentos, entre outros, permitindo exprimir criatividade. Esta forma de transmitir conhecimento, nas salas de aula do ciberespaço, dá a possibilidade ao estudante de conhecer melhor a sua forma de aprender, de se organizar, de assumir novas motivações e responsabilidades.A chave do sucesso destas salas de aula passa muito pela familiaridade com a tecnologia, o estabelecimento de um conjunto de regras e procedimentos suficientemente flexíveis e claros para todos os envolvidos, e a implementação e promoção de modos de aprendizagem colaborativos e reflexivos, que irão permitir ao aprendente trocar, desenvolver e aprofundar ideias.O professor funciona como orientador, observador, criando novas situações de aprendizagem. O aluno informa-se, faz a sua investigação e recolha de dados, para uma análise posterior e discussão no grupo. Tudo isto se processa com maior ou menor apoio do professor, consoante o conhecimento que o aluno tenha da língua e da utilização do computador.

Márcio Martins - Grupo 500 - As novas tecnologias são indispensáveis nos nossos dias. Na Matemática, por exemplo, a calculadora gráfica, hoje em dia, é uma peça fundamental em contexto de sala de aula. Contudo, é inequívoco que na estrutura piramidal do Ensino, o Ministério da Educação assume um papel de orientador, defendendo cada vez mais uma prática lectiva com recurso às TIC.

Rui Duarte - Grupo 550 - São imprescindíveis no dia-a-dia da comunidade escolar, a todos os níveis.

Conceição Campanário - Grupo 520 - Muita importância. Facilita-nos a vida, mas também nos complica quando ignoramos os pequenos truques do seu funcionamento. Ao mesmo tempo é um degrau no caminho da aprendizagem.

Ana Paula Ferreira - Grupo 300 - Falo por mim, uso-as para preparar aulas, para fazer as médias das notas dos alunos, para publicar na web os textos e exercícios que entrego, fisicamente, aos meus alunos, coloco também na web as classificações dos testes e traba-lhos por eles realizados, para tudo.

Filosofia - Grupo 410 - As novas tecnologias são hoje em dia extremamente importantes na medida em que promovem a rapidez de comunicação, a aproximação entre professores e alunos, melhor associação de informação e imagem, desburocratização dos procedimentos formais, quer relativamente ao processo ensino aprendizagem, quer relativamente a outros processos, proporciona também maior criatividade e maior lucidez, de tal modo que o seu desconhecimento constitui uma nova forma de analfabetismo.

Sem comentários: