domingo, 15 de novembro de 2009

Perfeita... perfeita... perfeita!




Neste Natal muitas pessoas vão comprar uma câmara fotográfica digital. Tendo em conta o número de solicitações que me são feitas, deixo aqui a minha opinião sobre a câmara fotográfica que acho perfeita (ou quase).
Pessoalmente, não sou adepto das câmaras reflex. A causa reside no facto de o sensor ficar facilmente sujo. Por esta razão sou grande adepto das bridge.

Ao adquirir uma câmara, temos que ter em conta o seguinte:
-Abertura da lente (pelo menos f/2.8)
-Zoom óptico da lente (um zoom na casa das 14.3x já é bom para uma bridge.) Cuidado que o zoom digital por vezes está em destaque nas câmaras mas só serve para enganar as pessoas menos informadas. Não se esqueça que pode fazer o zoom digital no computador.
-Qualidade das lentes. Devemos usar lentes profissionais de modo a melhorar a qualidade da imagem.
-Resolução do sensor. Nem sempre quanto mais melhor... temos que ter cuidado com a taxa de ruído e não esquecer a dinâmica de cor.
-Processador. Poucas pessoas dão importância ao processador que a máquina tem, esquecendo-se que o sensor apenas capta luz e que o modo como essa luz é processada é que dá o produto final, ou seja, a foto com ou sem dinâmica de cor.
-Velocidade de obturação. Para "congelarmos" acontecimentos rápidos, necessitamos de velocidades altas (1/4000) e de velocidades baixas para capturar momentos poucos iluminados (30s).
-Estabilizador. Existe no mercado dois tipos de estabilizadores. Os estabilizadores ópticos, usados nas câmaras profissionais e os estabilizadores electrónicos.

Para quem anda no mundo da fotografia digital, já se apercebeu que as câmaras com melhores resultados são as da Nikon e as da Fuji. Não é por acaso que ambas as marcas têm uma parceria. desde há muitos anos. A Canon neste momento ainda está a pagar o preço de inicialmente se ter juntado à Kodak e desta pensar que a fotografia digital era uma brincadeira de crianças... até que um dia a Kodak verificou que a secção digital era a que dava mais lucro. Quando a Kodak resolveu levar a fotografia digital a sério, já levava muito tempo de atraso em relação à Olympus, Nikon e Fuji...

Verificando várias marcas, modelos e respectivos preços, acabei por me apaixonar pela Fuji FinePix S200EXR (sucessora da FinePix S100FS, câmara aconselhada por mim no ano transacto quando falei de fotografia HDR).

Por que razão aconselho esta câmara?
Além de ter todas as características referidas anteriormente, não podemos esquecer:
1-É uma câmara bridge (não há problema do sensor ficar sujo...)
2-Tem características de uma profissional, mas o preço de uma amadora (cerca de 400 euros).

Salientam-se as seguintes melhorias em relação ao modelo antecessor (FinePix S100FS):

  1. Sensor Super CCD EXR 1/1.6” 12 megapixéis
  2. Modos de Prioridade EXR e EXR Auto
  3. Modo Pro Focus e Modo Pro Low-Light
  4. 5 Modos de Simulação de Filme (+2 novos modos: Modo Preto & Branco e Modo Sépia)
  5. Novo LCD de elevado contraste com 2.7” e 230.000 pontos
  6. Novo “Flash Super Inteligente”
  7. Maior duração da bateria – aprox. + 50% comparativamente à S100FS
  8. Combinação CCD-RAW (EXR) e JPEG


O que não nos deixa indiferentes é o seu Super CCD EXR que se adapta consoante as condições de luz, contraste e zoom.


Três em um!

O sensor EXR consiste essencialmente num sensor intermutável; fazendo alterar o seu complexo comportamento electrónico em função do tema, variando as suas características de acordo com as exigências do fotografo e produzindo a melhor imagem.

Modo Alta Resolução (High Resolution –HR), que emprega a totalidade dos 12 milhões de pixéis, concebido para oferecer um detalhe superior em temas complexos, onde a luminosidade é forte e recta;

Modo Ampla Gama Dinâmica (Wide Dynamic Range –DR), captando diferentes exposições através de dois conjuntos de 6 milhões de pixéis, os quais, quando combinados, oferecem um nível excelente de detalhe que, de outro modo, ter-se-ia perdido.

Modo Alta Sensibilidade e Baixo Ruído (High Sensitivity and Low Noise – SN), que consiste na junção de dois pixéis adjacentes para produção de 6 milhões de fotodíodos de grande formato, cujo tamanho é suficiente para absorver a luz em condições de luminosidade muito reduzida e produzir disparos em baixa luz de óptima qualidade com baixo nível de grão e ruído.

Inteligência Avançada

A FinePix S200EXR oferece o Modo de Prioridade EXR, o mecanismo mais eficiente até hoje inventado para uma rápida optimização das configurações da câmara, deixando o fotógrafo livre e concentrado na fotografia a captar. O fotógrafo pode decidir a configuração do sensor, seleccionando Prioridade Alta Resolução (HR), para uma maximização da resolução, Alta Sensibilidade e Baixo Ruído (SN) para trabalhos de elevada qualidade sob condições de luminosidade reduzida, ou Prioridade Gama Dinâmica (DR) para realçar temas contrastados.

Muitas Câmaras têm cenas pré-programas que o fotógrafo tem de seleccionar antes de fotografar. Com a FinePix S200EXR a câmara é quem selecciona.

A S200EXR inclui o Modo EXR Auto, oferecendo 6 modos: Retrato, Noite, Macro, Paisagem, Retrato Nocturno e Retrato a Contra-luz. A câmara reconhece a cena, não se limitando a optimizar a focagem, o equilíbrio da cor, a exposição, o flash e a sensibilidade, como também a fazer variar automaticamente o sensor em função das condições de luminosidade da cena, para o modo HR, SN ou DR.

Para quem não gosta dos automáticos usa o manual!

Para ver vídeo informativo sobre a câmara S200EXR p.f. clique neste botão

Prémios:
Sensor Super CCD EXR acabou de ser eleito como “Inovação na Imagem Digital 2009-2010 na Europa” pelo júri EISA na já prestigiada cerimónia de entrega de prémios desta Associação Europeia de Imagem e Som (European Imaging and Sound Association /EISA). A TIPA também premeia este sensor na categoria de Tecnologia e Design.







Sem comentários: