domingo, 15 de novembro de 2009

Apresentação Oficial da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Jaime Moniz (APESJM)

No passado dia 27 de Outubro realizou-se a Apresentação Oficial da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Jaime Moniz (designada por APESJM), onde estiveram presentes Senhor Secretário Regional de Educação e Cultura, Dr. Francisco Fernandes, o Senhor Director Regional de Educação, Dr. Rui Anacleto, o Senhor Director Regional da Juventude, Dr. Jorge Carvalho, o Senhor Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz, Dr. Jorge Moreira, Professores, Alunos, Pais e Encarregados de Educação.

A APESJM foi oficialmente criada a 14 de Julho de 2009, através da publicação dos seus Estatutos no Sítio Web do Ministério da Justiça e passou a estar inscrita definitivamente no RNPC (Registo Nacional de Pessoa Colectiva) a 30 de Julho de 2009.

Esta Associação tem como principais finalidades:

a) Fomentar uma colaboração permanente entre os alunos, corpo docente e famílias;

b) Criar e manter condições para uma efectiva participação das famílias na tarefa educativa, como é seu direito e dever.

A participação dos Pais e Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos é fundamental. Há mais de 30 anos que vários estudos têm vindo a demonstrar que a participação dos Pais na escola melhora o rendimento académico, a auto-estima e o comportamento dos alunos.

Como Pais, devemos ter consciência que a escola não pode dar resposta sozinha a todos os problemas e dificuldades que surgem. As respostas terão de ser analisadas em conjunto com todos os agentes sociais, desde os partidos políticos, sindicatos, autarquias, alunos e, como não podia deixar de ser, com as associações de pais.

Dai que, não podemos ficar à margem de qualquer iniciativa de resposta aos problemas e dificuldades, pois somos os mais interessados e os primeiros responsáveis pela educação dos nossos filhos e filhas. É por isso que a razão de ser desta Associação é, acima de tudo, o sucesso dos futuros homens e mulheres, quer como profissionais, quer como cidadãos.

Não devemos delegar na escola toda uma série de responsabilidades que, pelo menos, deveriam ser partilhadas. Trata-se dos nossos filhos e filhas e, como tal, pensamos que a partilha constante de experiências e a reflexão conjunta com vista a encontrarmos as soluções mais adequadas poderão constituir uma mais-valia para benefício de todos.

A participação dos Pais é um acto de cidadania; ela deve ser encarada como:

  • uma actividade básica no desenvolvimento de uma educação integral.
  • uma resposta às nossas inquietudes; o envolvimento no processo educativo é primordial na evolução do próprio sistema, que deverá ter em conta as mudanças que se produzem na nossa sociedade.
  • e, ainda, a participação deve estar orientada em duas direcções:

- acompanhamento e execução dos projectos educativos;

- colaboração positiva, enriquecedora do sistema.

Participar na gestão da educação dos nossos filhos e filhas tem por objectivo favorecer o seu desenvolvimento integral como cidadãos e cidadãs, sendo necessário que esta participação se verifique em todas as etapas do processo educativo, especialmente no ensino secundário.

Na segunda parte da Sessão, os presentes foram informados sobre o procedimento para a eleição dos Órgãos Sociais previsto da seguinte forma: apresentação das Listas até 23 de Novembro, a publicação até 25 de Novembro e as Eleições no dia 9 de Dezembro.

Para concluir, foi realçado o seguinte: a educação só poderá ser bem sucedida quando a família e a escola trabalharem em conjunto.

A educação é responsabilidade de todos!

A participação dos Pais é um acto de cidadania.

Mais informações, consultar os Estatutos disponíveis neste Site:

http://apesjm.wordpress.com/

Apresente as suas sugestões, coloque as suas questões através de: apesjm@gmail.com

Funchal, 27 de Outubro de 2009

A Representante da Comissão Instaladora,

Vanda de França Correia de Jesus


Sem comentários: