terça-feira, 6 de janeiro de 2009

2009 - Ano Internacional da Astronomia

Como já devem ter notado, ao passar pelo corredor dos laboratórios de FQ, 2009 foi proclamado o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009). Esta iniciativa teve como base uma proposta do governo italiano apresentada à Unesco em 2005. Em 2006, a UAI fez esta proposta à Organização das Nações Unidas (ONU), e foi aceite a 20 de Dezembro de 2007 pela Assembleia Geral da ONU.
As motivações para a organização deste evento, à escala planetária, estão bem expressas no texto do UAI que em baixo se transcreve:

“O Ano Internacional da Astronomia 2009 será uma celebração global da astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens. O AIA2009 assinala o passo de gigante que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações astronómicas por Galileu, e retracta a astronomia como uma iniciativa científica pacífica que une os astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade. O AIA2009 é, antes de mais nada, uma actividade para os cidadãos do Planeta Terra. Pretende transmitir o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo e o nosso lugar nele e a importância da cultura científica. (…)”

É, portanto, uma iniciativa que visa um estreito contacto e ligação entre as comunidades astronómicas (ditas) profissionais e amadoras e entre estas e o público em geral. Uma atenção especial deverá ser dada aos públicos mais jovens e estudantes.


Assim, durante o próximo ano irão ser realizados inúmeros trabalhos no âmbito da Astronomia, dos quais destacamos, a nível nacional:
Noite de Astronomia
Palestras
Workshop (WS) sobre Astronomia nas Escolas
Concurso Astronomia Artística
Concurso nacional de observação astronómica
Exposição “Passado, Presente e Futuro da Astronomia Portuguesa”
E agora eu sou Galileu
Sessão de Planetário
Rede de contactos


E a nível regional:
O céu estrelado existe! – Quão bem consegues ver as estrelas a partir da tua casa? Esta iniciativa serve para chamar a atenção sobre a poluição luminosa e a forma como poderemos poupar luz tornando o céu mais escuro.

EscoLAI’s – Esta iniciativa de nome estranho funde as palavras “Escolas” e “LAI”. Esta última é mais uma sigla: Laboratório de Astronomia e Instrumentação. Em muitas segundas-feiras de 2009 haverá workshops “Astronomia Hands-On” onde os alunos da RAM terão oportunidade de investigar o que sempre quiseram saber sobre o Universo.

Astronomia na Comunidade Funchalense – Correremos o Funchal de lés-a-lés para apresentar documentários aliciantes, palestras sobre a Astronomia e sessões de observação.

P’ra lá do céu – Esta iniciativa foi proposta pela Escola Básica e Secundária da Calheta (Grupo de Físico-Química). Todas as freguesias do concelho da Calheta serão contempladas com uma sessão de observação nocturna em noites de Lua em Quarto Crescente (ou perto). Mas não será só a Lua o objectivo das sessões.

Rádi’olh’o-meteoro – Vamos aproveitar as mais brilhantes chuvas de meteoros do ano de 2009 para realizar observações junto à Casa do Areeiro (na Achada Grande, abaixo do Pico do Areeiro). Vamos usar binóculos, telescópios e a grande novidade: antenas rádio!!!

O nosso grupo de Área de Projecto tem como principal objectivo relacionar a Astronomia com a Química. Deste modo, vamos estar inseridos nos eventos regionais do AIA2009. Assim, temos em mente realizar exposições, eventos, jogos aliciantes de Astronomia, e ainda palestras sobre as nossas descobertas mais interessantes!

Mais concretamente, o nosso trabalho estará relacionado com o projecto “Phoenix Mars Mission” uma sonda espacial que aterrou no planeta Marte (no pólo Norte) e estudou a história geológica da água nesse planeta, e da possível existência, presente ou passada, de compostos orgânicos que possam originar formas simples de vida (e sim, existe mesmo água em Marte!)
Ao longo do ano, iremos abordar os mais recentes feitos e descobertas desta maravilha científica, e abrir os olhos dos espectadores sobre pequenos detalhes que poderão ter um impacto enorme no futuro da Astronomia.

Por tudo isto, decidimos inserir a Comunidade escolar no nosso projecto, e esperamos avidamente que as nossas vozes ecoem no maior número de mentes possível, dando azo ao interesse pela Astronomia e pela Ciência em geral. Contamos com a vossa colaboração e interesse. Venham conhecer melhor a Astronomia!






Se quiseres obter mais informações ou saber mais sobre o AIA2009, consulta o site:
http://www.astronomia2009.org/ (nacional)
http://www.uma.pt/aia09 (regional)
Fica também atento aos placards para poderes fazer parte desta iniciativa!
Ana Catarina da Silva 12º04
Diogo Narciso Gomes 12º04
Mihran Portugalyan 12º04

Sem comentários: