Quanto mais tarde o aluno chegar ao mercado de trabalho e quanto menos habilitações tiver, mais baixo será o seu ordenado e piores serão as suas condições de trabalho!
Antes de pensar em ir trabalhar pense no seguinte:
1-Alguém pode fazer o mesmo noutro país por menos dinheiro?
2-Um computador consegue fazer o mesmo mais rapidamente?
3-O que tenho para oferecer, tem procura neste cenário de abundância?
Para ser uma pessoa de sucesso, necessita de dominar os seis sentidos:
1-Já não basta a funcionalidade, é preciso o DESIGN.
2-Já não chegam os argumentos, é necessário uma HISTÓRIA.
3-Já não basta a concentração, é preciso a SINFONIA.
4-Já não basta a lógica, tem que haver EMPATIA.
5-Já não chega a seriedade, é preciso a DIVERSÃO.
6-Já não chega possuir, é necessário um SENTIDO.
Nós somos muito bons a memorizar histórias mas não a memorizar factos, no entando:
As histórias divertem, os factos esclarecem.
As histórias distraem, os factos revelam.
As histórias são a brincar, os factos são a realidade.
Um facto é "a rainha morreu e o rei morreu", uma história é "a rainha morreu e, a seguir, o rei morreu de desgosto".
Se é professor, tenha em conta que para o seu aluno não basta adquirir conhecimentos, é necessário compreender, dar sentido e saber usar o que se aprende, assim como desenvolver o gosto por aprender e a autonomia pelo processo de aprendizagem.
O uso das TIC em contexto educativo apresenta efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, desde que as metodologias aplicadas sejam adequadas.
2-Um computador consegue fazer o mesmo mais rapidamente?
3-O que tenho para oferecer, tem procura neste cenário de abundância?
Para ser uma pessoa de sucesso, necessita de dominar os seis sentidos:
1-Já não basta a funcionalidade, é preciso o DESIGN.
2-Já não chegam os argumentos, é necessário uma HISTÓRIA.
3-Já não basta a concentração, é preciso a SINFONIA.
4-Já não basta a lógica, tem que haver EMPATIA.
5-Já não chega a seriedade, é preciso a DIVERSÃO.
6-Já não chega possuir, é necessário um SENTIDO.
Nós somos muito bons a memorizar histórias mas não a memorizar factos, no entando:
As histórias divertem, os factos esclarecem.
As histórias distraem, os factos revelam.
As histórias são a brincar, os factos são a realidade.
Um facto é "a rainha morreu e o rei morreu", uma história é "a rainha morreu e, a seguir, o rei morreu de desgosto".
Na nossa Era, o prefixo dominante e talvez o mais importante é inquestionavelmente, Multi. Os empregos actuais são multitarefas. As nossas sociedades são multiculturais. O entretenimento é multimédia. O conhecimento especializado de um só domínio assegurou certamente o sucesso no passado; hoje, contudo, são mais valorizados os indivíduos capazes de funcionar com igual agilidade em áreas extremamente diferentes. Desenvolvem capacidades especializadas em múltiplas esferas, falam várias línguas e retiram prazer de uma vida variada. Vivem multividas, porque está é, actualmente, a opção mais interessante e lucrativa.
Se é professor, tenha em conta que para o seu aluno não basta adquirir conhecimentos, é necessário compreender, dar sentido e saber usar o que se aprende, assim como desenvolver o gosto por aprender e a autonomia pelo processo de aprendizagem.
O uso das TIC em contexto educativo apresenta efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, desde que as metodologias aplicadas sejam adequadas.
O processo de ensino tem que ser também Multi!
Sem comentários:
Enviar um comentário