sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fotografia com Infravermelhos (IR)

Para fotografar com infravermelhos necessitamos de um filme sensível aos infravermelhos. No caso das máquinas digitais, têm que ter um sensor com opção de sensibilidade aos infravermelhos. Para facilitar a tarefa, usamos depois um filtro de infravermelhos, que bloqueia o espectro do visível, deixando passar apenas os valores desde 700nm a 900nm, consoante o tipo de filtro utilizado. A luz infravermelha fica entre o visível e porções de microondas do espectro electromagnético.
A primeira fotografia feita com infravermelhos foi publicada na edição de Outubro de 1910 do jornal "Royal Photography Society para ilustrar um artigo de Robert W. Wood, que descobriu os efeitos incomuns.
A focagem das fotos não é feita do mesmo modo paras as fotografias com a luz visível ou com infravermelhos. As lentes que permitem fazer fotografia com infravermelhos têm um ponto vermelho, linha ou diamante , muitas vezes com um "R" vermelho, chamado a marca de índice de infravermelho, usado para atingir o foco infravermelho apropriado.
As chapas fotográficas sensíveis aos infravermelhos foram desenvolvidas durante a Primeira Guerra Mundial para serem usadas em fotografia aérea pois tornava-se mais fácil fotografar com condições climatéricas difíceis, céu com nuvens, e identificar o inimigo que estava camuflado.
A Sony e a Fujifilm são as únicas marcas que vendem câmaras sem o bloqueador de infravermelhos. A Sony vende câmaras mas com um sistema imperfeito equanto a Fujifilm vende apenas para profissionais específicos e identificados. Actualmente as câmaras de infravermelhos são usadas em criminologia forense e em medicina.
Os exércitos de elite também usam o IR para verem o inimigo no escuro. Este sistema usado pelo exército ainda é secreto...
As câmaras com sensores digitais utilizam bloqueadores de infravermelho pelo simples facto de algumas roupas vermelhas serem transparentes ao infravermelho. Já imaginou tirar uma fotografia a uma pessoa vestida de vermelho e depois essa pessoa aparecer sem roupa na foto? Até parecem os óculos do 007, que ele usava para ver as BondGirls sem roupa! Afinal a fantasia não ainda assim tão longe!
Tipo de filtros IR:
1000nm é adequado para latitudes baixas e deve ser usado com luz forte.950nm é adequado para uso ao ar livre e com luz forte.850nm é adequado para uso em interiores e com luz fraca.760nm é adequado para o amanhecer ou sob luz fraca.
António Freitas - 520

Sem comentários: