sexta-feira, 4 de abril de 2008

Testemunhos do Liceu: Nuno Pinto Coelho Homem da Costa


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?



Nome: Nuno Pinto CoelhoHomem da Costa
Idade: 65
Profissão: Membro do Conselho de Administração de uma empresa de transportes públicos
Área de formação: Academia Militar

O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Nuno Homem da Costa – É verdade que o Liceu marcou-me, a mim e julgo que a toda a minha geração. Desenvolvemos uma grande amizade entre nós, que ainda hoje perdura. De tal maneira que, o meu 7º Ano junta-se todos os anos em Setembro para um convívio.Foram anos riquíssimos, de aprendizagem, de camaradagem e inovação.O meu segundo ano foi o primeiro em que houve turmas mistas. Não sei se deu muito resultado… só sei que, depois disso, houve uns anos em que não repetiram. Contudo, para nós foi uma experiência interessante.Os professores marcaram-nos imenso, tanto que eu ainda recordo os nomes de cada um deles, desde o meu 1º ao 7º Ano.Tínhamos as nossas formas especiais de convívio…Organizámos, com o apoio de alguns dos nossos Professores, uma ida ao Açores, para visitarmos as ilhas e co- nhecermos outros colegas de 7º Ano.Tivemos uma madrinha de Finalistas, a Dalila Müller , que organizou umas festas óptimas para os afilhados. Era estupenda! Estes convívios cimentaram a nossa amizade.Por isso e por outros motivos ainda, esta foi uma escola que me marcou muito e que deixa muitas saudades. Foram belos tempos… No meu tempo eramos uns oitenta finalistas e agora sei que os números rondam os dois mil … Angariávamos fundos para concretizar os nossos projectos através de recitas que incluíam a apresentação de uma peça de teatro e uma segunda parte com va-riedades. Além disso representávamos os chamados ‘quadros vivos’ (alunos que entravam em quadros pintados, como uma espécie de cenário). Todos participávamos na concepção dos projectos.

O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Nuno Homem da Costa – A Escola era um marco na nossa vida. Existia espírito de corpo. Enfim, havia uma ligação muito grande. Não éramos nenhuns santos, mas havia um respeito muito grande pelos professores e pelos funcionários. Ainda estou a ver na minha memória o Sr. Dr. Paulo Ramos e a Mulher, Sra Dra Marília Ramos, a Sra Dra Ana Maria Leal, a Sra Dra Margarida Morna, o Sr. Dr. Sérgio Camacho, o Sr. Dr Carlos Lélis, a Dra Helena Pita da Silva, o Sr. Dr. Atouguia e tantos outros; o Sr. Garcês, o Sr. Neves, o Sr. Cró, o Sr. Plácido, alguns dos funcionários daquele tempo, que ali estavam a olhar por nós.

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?

Nuno Homem da Costa – Os tempos mudaram. Não se pode pretender que as coisas fiquem estáticas.A massificação do Ensino modificou as escolas e os responsáveis por ele devem ter muito cuidado, para não comprometer o futuro.A Educação é o nosso amanhã. Através da Educação estamos a contribuir para conso-lidar regras e incutir valores...Há que olhar para o Ensino como um dos pilares de uma nação. O conhecimento da própria língua, da História, das Ciências, tudo isso marca o futuro do País e de todos nós.Neste momento, faz-me impressão ver que há alunos que não sabem o nome de quem lhes dá aulas. Falta cumplicidade, ligação entre alunos e professores.Há necessidade de que os alunos sintam mais a Escola, que a encarem como um estrado seguro para a sua vida.

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais valia para a aprendizagem do aluno?

Nuno Homem da Costa – Quanto a mim, as novas tecnologias são fundamentais e actualmente não faz sentido que uma escola e o Ensino não estejam ligados a elas. O Mundo é cada vez mais uma aldeia global e há necessidade de um contacto imediato, de sabermos das coisas em tempo real, se não perdemos o “comboio”. ..Quem não as domina, neste momento, é quase analfabeto.

Sem comentários: