sexta-feira, 4 de abril de 2008

As TIC na Matemática


Lyceu – Como surgiu o projecto?


No ano lectivo 2006/2007, fui dinamizador de uma formação que aconteceu durante o segundo e o terceiro períodos, da qual resultou um conjunto de concepções e de suges-tões, de todos os participantes, que aqui neste projecto assumem forma.


O Lyceu – Qual a fundamentação teórica, a nível científico, para a realização do projecto?


As orientações gerais dos programas de Matemática, bem como as recentes indicações do Ministério da Educação, vêm fundamentar cada vez mais uma prática lectiva onde o recurso às novas tecnologias, nomeadamente, aos computadores, se torna fundamental. Neste sentido, as Escolas têm vindo a adquirir material informático para uso na sala de aula, contudo, nem sempre os professores se sentem capacitados para a utilização desse recurso na sua prática lectiva.


O Lyceu – Em que consiste o projecto?


O projecto está orientado directamente para os professores de Matemática da Jaime Moniz. Consequentemente, com uma prática pedagógica adaptada por parte dos docentes, os alunos são, creio, indirectamente abrangidos.A vertente fundamental é a formação prática de docentes de Matemática. Desta forma, os professores não só reflectem sobre as potencialidades de alguns softwares como também são confrontados com actividades que envolvem conteúdos matemáticos, as quais podem ser aplicadas e exploradas em contexto de sala de aula.O projecto contempla o apoio à elaboração/adaptação de materiais didácticos e de actividades práticas para sala de aula por solicitação e/ou necessidade dos professores. Assim, os colegas podem requerer apoio nesse aspecto e, tendo todas as condições favoráveis, o auxílio à implementação das actividades em sala de aula por parte dos professores envolvidos no projecto.


O Lyceu – Como vai ser avaliado e divulgado o projecto?


O projecto será avaliado, em primeira instância, tendo em conta os objectivos específicos definidos na proposta de projecto que se prendem essencialmente com os níveis de adesão dos docentes às formações dinamizadas e com o nível de solicitações feitas à equipa do projecto, referentes ao apoio e à elaboração de materiais e posterior implementação em contexto de sala de aula.Por outro lado, e tendo em conta a vertente essencialmente formativa do projecto, a avaliação dos formandos e do(s) formador(es) relativamente às formações dinamizadas no âmbito do projecto. Uma vez que os alvos do projecto são os docentes de Matemática da Escola Secundária Jaime Moniz, a divulgação do projecto foi feita seguindo as disposições hierárquicas da estrutura organizacional da Escola.

Márcio Martins - Grupo 500

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