sexta-feira, 4 de abril de 2008

Testemunhos do Liceu: Paula Figueira


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?


Nome: Paula Marília Faria e Freitas Gomes Figueira
Idade: 40 anos
Profissão: Bióloga
Área de formação: Biologia (Ensino da Biologia)


O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Paula Figueira – Muita importância, foi aqui que frequentei os três anos do Secundário, aqui encontrei Docentes que me ensinaram muitas coisas que procuro transmitir, foi aqui que encontrei colegas que posteriormente foram colegas de curso e se tornaram amigos. Também foi no Liceu que leccionei pela primeira vez, aprendendo muito.

O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Paula Figueira – A boa organização, o bom ambiente entre Colegas e Professores, as pessoas, tal como já referi, e bons Docentes que me motivaram para ir mais além e oproporcionar aos alunos boas experiências.

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?

Paula Figueira – É uma Educação que deve ir ao encontro das ideias dos Alunos, das suas preocupações e expectativas. É uma Educação de teve de se adaptar à evolução dos tempos, aos diferentes tipos de alunos que frequentam o Escola, sem esquecer o rigor, a disciplina, o respeito e a lealdade.

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais valia para a aprendizagem do aluno?

Paula Figueira – As novas tecnologias servem para transmitir mais rapidamente os co-nhecimentos, facilitam o ensino/aprendizagem num ritmo acelerado, devem aproximar o Docente aos Alunos e motivar os alunos para o estudo e a aprendizagem quando, por vezes, com métodos tradicionais não é conseguido.

Sem comentários: