sexta-feira, 4 de abril de 2008

Como usar as novas tecnologias?


Marisa - 11º 35 - As novas tecnologias são muito importantes porque elas nos ajudam a fazer muitas coisas, com elas podemos trabalhar em casa, o que nos faz uns privilegiados, podemos também utilizá-las para pesquisar qualquer tipo de informação em vez de irmos para as bibliotecas ou outras instituições públicas.

Fábio Camacho - 11º 35 - As novas tecnologias devem ser usadas sem excesso, porque é importante o contacto pessoal entre as pessoas, professores, alunos, mas estas devem ser usadas para fazer chegar a informação a qualquer indivíduo, de uma forma melhor e mais rápida.

Ricardo Vieira - 11º35 - As novas tecnologias deviam ser usadas na saúde e no bem estar das pessoas.

Jerónimo Fernandes - 11º 35 - As novas tecnologias devem ser utilizadas para o bem estar ao facilitar qualquer tarefa, mas sempre respeitando os outros, o que nem sempre acontece em alguns casos como, por exemplo, ao poluírem o meio ambiente.

Carla Rodrigues e Isabel Correia - EnglishNet - O computador tem provocado uma revo-lução na educação pela sua capacidade de “veicular aprendizagens”. Face a esta revolução, é fácil notar uma certa insegurança por parte daqueles professores que temem a sua subs-tituição por máquinas e suportes multimédia capazes de cumprir o papel desempenhado anteriormente pelo professor. Mas o computador pode realmente provocar uma mudança no paradigma pedagógico e pôr em risco a sobrevivência profissional daqueles que concebem a educação como uma simples operação de transferência de conhecimentos do mestre para o aluno.Hoje em dia, estamos certos que o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objectos desenvolvidos nesse ambiente, terá a oportunidade de construir o seu próprio saber.

Márcio Martins - Grupo 500 - As TIC na educação podem ser usadas em contexto de sala de aula como forma de potenciar a motivação e aprendizagem dos alunos. O recurso à Internet, por exemplo, pode ser uma forma dos alunos solidificarem conhecimentos, nomeadamente, através de consultas e de pesquisas. Por outro lado, esta ferramenta pode potenciar a comunicação professor-aluno. Os blogues de professores são exemplo de uma forma de disponibilizar materiais didácticos ou até mesmo fichas de trabalho para os alunos, o que, numa realidade cada vez mais racionada em termos de recursos em formato de papel nas escolas, faz destes, sem dúvida, exemplos de boa adaptação.

Rui Duarte - Grupo 550 - Com amor e paixão.

Conceição Campanário - Grupo 520 - Sempre que necessário, mas para tal é necessário ter formação prévia.

Ana Paula Ferreira - Grupo 300 - Para preparar as aulas e também para leccioná-las.

Filosofia - Grupo 410 - As novas tecnologias devem ser utilizadas como meio e não como fim, por isso, como complemento e auxiliar do Manual, como modo de motivação para a aprendizagem, como fonte de investigação e como preparação de materiais didácticos.

Sem comentários: