sexta-feira, 4 de abril de 2008

Testemunhos do Liceu: Elsa Gomes


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?

Nome: Elsa Gomes
Idade: 42 anos
Profissão: Quadro Técnico da Administração Pública
Área de formação: História, Ramo de Formação de Formação Educacional, da Faculdade de Letras de Lisboa, na Extensão da Madeira


O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?

Elsa Gomes – Herdeira do 25 de Abril e da democratização do ensino, orgulho-me de ter sido aluna da Escola Secundária Jaime Moniz. Aliás, designo-a sempre assim. Por teimosia e muita convicção. Não é tanto o belo edifício cor-de-rosa que me assoma à memória, quando desta minha escola se fala mas, antes, “O Girassol”. Surpreendentemente, descubro que recordo, afinal, o espaço, as salas, os momentos, os amigos, os meus professores, todos.Nesse tempo e nesse lugar, adolescente com pressa de crescer, descobri-me e fui descobrindo o mundo. Entre pares, defendi causas e revoltei-me com as injustiças do mundo. Fui, ali, aprendiz da vida, coisa que, ao que parece, não se deixa nunca de ser.

O Lyceu – O que mais o marcou durante os anos de frequência do Liceu? (pessoas, espaços, ambientes, etc…)

Elsa Gomes – Foram, sem dúvida, as pessoas, o que mais me marcou naquela “passagem”. Guardo, da turma, os momentos de convivência, os sonhos, os risos, as alegrias, as lembranças que os vinte e tantos anos que passaram não quiseram esmorecer. Guardo a segurança das confidências e as cumplicidades com as amigas, as que ainda hoje me tocam o coração nos encontros casuais e apressados do dia-a-dia.Guardo, dos professores, com gratidão, a memória daqueles que, pelo seu fascínio, pela sua doação, pela sua convicção e entusiasmo, pela sua competência, me guiaram e orientaram nas minhas escolhas e que me inspiram ainda hoje.

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?

Elsa Gomes – A Educação é hoje um desafio, uma grande esperança e, talvez, mais do que nunca, o maior valor da sociedade.No actual cenário de globalização, a competitividade da economia é essencial, sobretudo, quando dela dependem a coesão social, a cooperação e a solidariedade. Assim, quando a Europa assume, politicamente, que o Conhecimento será a sua vantagem competitiva, e define os indicadores e as metas para atingir esse objectivo estratégico, está, incontestavelmente, a apostar em capital intelectual, está empenhada nas pessoas e na sua qualificação. Todas as grandes medidas de política educativa europeia, de que decorrem, necessaria-mente, as políticas nacionais e regionais, vão, pois, no sentido de uma melhor qualificação em matérias consideradas fundamentais para a competitividade e para a economia, mas procuram também o sucesso social, com equidade e melhor cidadania, para todos.É a própria sociedade que reconhece, finalmente, aos profissionais da educação, a competência e o potencial para operar essa mudança, com quem partilha, aliás, a respon-sabilidade e o compromisso.Participar pró-activamente neste desafio será mais do que uma manifestação de profissionalismo. Abraçar esta causa, humanista também, é aceitar desenvolver-se permanentemente, acreditar no seu próprio valor pessoal e colocá-lo ao serviço do bem comum, de cada um e de todos os nossos futuros cidadãos.

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais valiapara a aprendizagem do aluno?

Elsa Gomes – As TIC são uma mais valia para a aprendizagem do aluno, quando cons-tituem efectivas fontes de conhecimento, de informação e de comunicação, usadas com segurança e sentido crítico. As tecnologias da informação e comunicação são um dado adquirido no panorama actual e, serão, certamente, e a muito breve trecho, condição sine qua non da aprendizagem e da formação. As pessoas, uma vez mais, e neste caso os professores, farão a diferença, ao assumirem a grave responsabilidade de mentores e guias nessa aprendizagem veloz e sem fronteiras.

Sem comentários: