sábado, 7 de maio de 2011

Aluno da Escola Secundária Jaime Moniz nas Olimpíadas Nacionais da Física 2011





“A Sociedade Portuguesa de Física organiza anualmente as Olimpíadas Nacionais de Física e promove a participação de uma equipa portuguesa na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF). As Olimpíadas de Física têm por objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacte em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.”
No dia 30 de Abril de 2011 realizou-se na Universidade da Madeira, numa organização da Sociedade Portuguesa de Física, a prova de selecção dos alunos da Madeira para a etapa Regional das Olimpíadas da Física. Participaram nesta prova os alunos José Tiago Mendonça Gouveia (11º 7), Luís Monteiro Cabral de Noronha (11º 5), e Simão Meneses João (11º 15), tendo este último sido o vencedor desta etapa. Os alunos foram acompanhados, nesta fase, pela Drª Elisabete Chaves, docente de Física e Química da nossa escola.
No dia 7 de Maio de 2011 realizou-se, em Lisboa, a etapa Regional Sul e Ilhas, com a participação de 3 alunos da Madeira no escalão B (11º Ano), tendo o Simão obtido o segundo lugar. Nesta etapa foram seleccionados os 10 melhores classificados de cada região (Sul e Ilhas, Centro e Norte) para participarem no dia 4 de Junho nas Olimpíadas Nacionais. O Simão viajou para Lisboa na companhia de um grupo de alunos e professoras da Escola da Calheta e do Campanário, que iriam participar também nas Olimpíadas, respectivamente no Escalão B (11º ano) e A (9º ano). A estas colegas o nosso agradecimento e ao Simão muitos parabéns e boa sorte para a etapa Nacional!

Sem comentários: