domingo, 5 de junho de 2011

Simão Meneses João, aluno do 11º ano da Escola Secundária Jaime Moniz do Funchal (Madeira), recebeu neste sábado o primeiro prémio, no escalão B, das

“Fiquei surpreendido porque achei que exigissem mais de nós nestas provas” disse, afirmando que “não esperava ganhar o primeiro prémio”. Além de Simão, primeiro da esquerda na foto, ficaram ainda apurados para esta formação de preparação para as Olimpíadas Internacionais de 2012, na Estónia, mais 19 alunos do 11º ano, de todo o País.
Já no escalão A, no qual participam alunos do 9º ano, João Moreira, Diogo Flávio e Duarte Magano, alunos do Colégio Luso-Francês (Porto) foram os vencedores, que, ao contrário de Simão consideraram a prova “muito mais difícil do que se esperava”.
O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Física, decorreu este sábado, no Museu da Electricidade em Belém, e de acordo com a presidente da SPF, Maria Helena Nazaré, “só foi possível com o apoio da Fundação EDP, que financiou o projecto”.
De acordo com Eduardo Moura, presidente da Fundação EDP, “foram gastos cerca de 25 mil euros” na organização das Olimpíadas (Correio da Manhã)

Simão Meneses João, aluno do 11º ano da Escola Secundária Jaime Moniz do Funchal (Madeira), recebeu neste sábado o primeiro prémio, no escalão B, das XXVII Olimpíadas Nacionais da Física, ficando assim pré-seleccionado para uma formação específica na Escola Quark (Coimbra).

Simão Meneses João, aluno do 11º ano da Escola Secundária Jaime Moniz do Funchal (Madeira), recebeu neste sábado o primeiro prémio, no escalão B, das XXVII Olimpíadas Nacionais da Física, ficando assim pré-seleccionado para uma formação específica na Escola Quark (Coimbra). .


"Fiquei surpreendido porque achei que exigissem mais de nós nestas provas" disse, afirmando que "não esperava ganhar o primeiro prémio". Além de Simão, ficaram ainda apurados para esta formação de preparação para as Olimpíadas Internacionais de 2012, na Estónia, mais 19 alunos do 11º ano, de todo o País. Já no escalão A, no qual participam alunos do 9º ano, João Moreira, Diogo Flávio e Duarte Magano, alunos do Colégio Luso-Francês (Porto) foram os vencedores, que, ao contrário de Simão consideraram a prova "muito mais difícil do que se esperava".O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Física, decorreu este sábado, no Museu da Electricidade em Belém, e de acordo com a presidente da SPF, Maria Helena Nazaré, "só foi possível com o apoio da Fundação EDP, que financiou o projecto". De acordo com Eduardo Moura, presidente da Fundação EDP, "foram gastos cerca de 25 mil euros" na organização das Olimpíadas (Sábado).

Realizou-se ontem, no Museu de Electricidade, em Lisboa, as Olimpíadas Nacionais da Física, tendo se sagrado vencedor o aluno Simão Meneses João, da turma 15 do 11º ano da Escola Secundária Jaime Moniz, no Escalão B (alunos de 11º ano).
As Olimpíadas da Física são organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Física, que promove também a participação de uma equipa portuguesa na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).

Têm por objectivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacte em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.

A Sociedade Portuguesa de Física convidará até um máximo de vinte alunos de entre os melhores classificados no escalão B para, no ano lectivo seguinte, participarem em actividades de preparação com vista à participação na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).

Esta preparação dos alunos pré-seleccionados engloba as matérias constantes do programa da IPhO e da OIbF, com particular ênfase nos temas não incluídos no ensino secundário. É condição obrigatória para integrar a pré-selecção a frequência de Física no 12º ano.

A Comissão Nacional das Olimpíadas definirá os moldes em que decorre a preparação bem como as provas de apuramento dos cinco estudantes que participarão na IPhO e dos quatro que participarão na OIbF. (Diário de Notícias)

Sem comentários: