segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Onde param os nossos finalistas - 90 alunos colocados na Área da Saúde.





Dos 731 alunos que apresentaram candidatura, 548 alunos foram colocados no ensino superior público, isto é, 75% dos nossos alunos atingiram os seus objectivos.

A área da Saúde continua a destacar-se de entre as outras pelo número expressivo de alunos que conseguimos colocar. A Medicina lidera o número de colocados com 55 alunos, como podemos analisar na tabela seguinte.

Curso ---------------------- Totais (1.ª e 2.ª fases)
Medicina ------------------- 41
Enfermagem --------------- 35
Ciclo Básico de Medicina ---- 14
Total ----------------------- 90

As Universidades que acolheram estes alunos de Medicina foram várias, de entre as quais se destacam:
Universidade de Lisboa – Faculdade de Medicina (13 vagas);
Universidade de Coimbra – Faculdade de Medicina (8 vagas);
Universidade do Porto – Faculdade de Medicina (7 vagas).

A Universidade da Madeira continua a ser a instituição que maior número de alunos oriundos da Jaime Moniz recebe, precisamente 188. Convém referenciar que a UMa oferece um leque diversificado de Cursos, como são exemplo: Ciclo Básico de Medicina; Enfermagem; Engenharia Civil; Gestão. Se analisarmos o panorama a nível nacional facilmente constatamos que as principais cidades universitárias recebem alunos nossos.

No tema da colocação dos nossos alunos interessa, mais do que saber quantos alunos colocamos, apurar a opção em que estes foram colocados para aferir o seu grau de satisfação/realização. Assim vejamos que, dos 548 alunos colocados, 88% obteve colocação na 1.ª fase e destes 56% foi colocado na 1.ª opção e 23% na 2.ª opção.

Quanto à panóplia de cursos escolhidos pelos nossos alunos, para além dos já referidos, distinguimos ainda Educação Básica, Direito, Economia, Serviço Social, Engenharia Electrotécnica, Psicologia, Bioquímica, Desporto, Sociologia e Arquitectura.

A todos os nossos agora ex-alunos o sincero desejo de felicidades e realização de todas as suas ambições profissionais e pessoais.

Sem comentários: