sábado, 18 de dezembro de 2010

Maria Aurora …



Mergulho na memória e lembro aquela professora que chegou à nossa Escola nos anos da revolução de Abril e que logo se destacou pela sua comunicação enérgica, pela sua voz transbordante e pelo seu sorriso sedutor.
Com ela, muitos de nós comungámos sonhos, caminhámos lado a lado nas lutas. Mulher corajosa, mulher de causas, era ela que, com a sua vivacidade, nos estimulava nos momentos de hesitação. Não deixava ninguém indiferente à sua passagem.
Na Escola conseguia encantar os alunos com a magia da sua comunicação, criava empatias e tornava o ensino da língua e da literatura portuguesa algo mais do que uma mera transmissão de conteúdos. Procurava sempre alargar horizontes e despertar os alunos para a magia da palavra.
Tinha aquela capacidade extraordinária de trazer sempre a poesia para o quotidiano. Nos momentos mais diversificados, declamava Camões, Régio, Pessoa, sensibilizando todos para o texto poético, a sua grande paixão.
Mulher versátil, irrequieta, culta, encantadora…a sua presença tornava a Escola um espaço mais humano, um espaço de afectos mas também um espaço dinâmico.
Apesar de ter leccionado poucos anos na Jaime Moniz, deixou marcas indeléveis que perduram no tempo.

Querida amiga ! Contigo partilhei lutas e utopias, troquei segredos e estabeleci cumplicidades. Foste colega, amiga, confidente…Depois, a vida distanciou-nos um pouco. Mas, quando nos encontrávamos, havia sempre o afecto caloroso que só existe entre os verdadeiros amigos.
Na última vez que te vi, depois de um beijo carinhoso, trocámos imensas palavras…num eloquente olhar silencioso.
Até sempre, amiga !


Rui Alberto
Grupo 300

Sem comentários: