quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ambiente, incidindo sobre a Aluvião de Fevereiro e os Incêndios do Verão passado.



Por iniciativa do BANCO de TEMPO, teve lugar, nesta Escola, no dia 4 de Outubro, pelas 18 h, uma palestra incluída na rubrica “Nós e os Outros” com o tema Ambiente, incidindo sobre a Aluvião de Fevereiro e os Incêndios do Verão passado.

O orador convidado, Dr. Raimundo Quintal, geógrafo e ambientalista, começou por referir-se aos acontecimentos do passado mês de Fevereiro, assinalando a necessidade de ordenamento do território e relevando o respeito pelas linhas de água que desempenham um papel fundamental no escoamento das águas numa Região montanhosa, sujeita por vezes a chuvas torrenciais.

A propósito dos incêndios de Agosto, salientou que o fogo não se limitou a devastar o precioso coberto vegetal por onde passou. Com as altas temperaturas, fragilizou rochas, partiu-as, colocando em risco muitos trajectos seguidos pelos amantes da Natureza, sendo fácil de prever desmoronamentos.

A assembleia seguiu atentamente as palavras do Dr Raimundo Quintal, registando aspectos relevantes e reconhecendo o trabalho empenhado do Parque Ecológico, dos seus membros e de muitos voluntários.

Cumpriram-se os objectivos do Banco de Tempo: proporcionar encontro, reflexão e debate.

A coordenação do BANCO de TEMPO.

Sem comentários: