segunda-feira, 9 de março de 2009

Construção de Materiais Didácticos com Recurso às TIC- HOTPOTATOES



A acção de formação “Construção de Materiais Didácticos com Recurso às TIC- HOTPOTATOES” foi desenhada para abordar a temática das Tecnologias de Informação eComunicação em contexto escolar.
O grupo de estágio de informática orientado pela Prof. Patrícia Dinis procura introduzir avertente de formação contínua permitindo criar novas condições de trabalho, maisconsentâneas com o mundo em que vivemos.
É consensual a noção de que actualmente todo o sistema educativo se encontradireccionado para o aluno. Esta visão constitui uma mudança acentuada face a épocashistóricas precedentes, nomeadamente a que antecedeu o 25 de Abril de 1974 com o regimesalazarista. Neste sentido, a relação que se estabelece entre professores e estudantes (quenão é unidireccional) assume um cariz fulcral para o processo de aprendizagem e, por issomesmo, deve cada docente ter como principal objectivo procurar responder de forma isenta àsnecessidades específicas de cada aluno.
Na RAM (Região Autónoma da Madeira) diversas instituições de ensino, públicas eprivadas, utilizam as TIC para disponibilizar conteúdos disciplinares e avaliações virtuais queauxiliam os alunos, perante a prática comum de uso de métodos tradicionais de ensino. Essasavaliações virtuais complementam as práticas de avaliação dos professores e permitem aosalunos terem acesso a informações sobre o seu processo de aprendizagem. Procura-se, dealgum modo, que os discentes se sintam mais atraídos e interessados a aprender os assuntosleccionados em cada disciplina.
Um sistema de avaliação virtual é composto de uma interface com o aluno e um sistemade pesquisa e avaliação, onde o professor fica responsável por inserir o conhecimento sobreum determinado assunto. O aluno é, então, avaliado de acordo com a base de conhecimentosexistente e um retorno é enviado tanto ao aluno, como ao professor.
Hot Potatoes é um conjunto de cinco ferramentas de autor, desenvolvidas pela equipa daUniversity of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam aelaboração de vários tipos básicos de exercícios interactivos utilizando páginas Web. O registodo programa é necessário para obter a “chave de registo” tornando-a assim a sua aplicaçãogratuita.

Estes módulos possibilitam a criação de exercícios interactivos para a Web compatíveiscom todas as versões dos browers/navegadores Internet Explorer e Netscape e com asplataformas Windows ou Macintosh. Duas das ferramentas, JMath e JMix, produzem exercíciosque permitem clicar-arrastar-soltar, usando o rato, mas que funcionam apenas nas versõesmais recentes dos navegadores (IE 5.0 e Netscape 6 ou superiores). O programa aceita caracteres portugueses e pode ser completamente configurado para a nossa língua, assimcomo quase todos os aspectos da interface (cores, tipo de letra, etc.).
A “potatoe”, que é novidade na versão 6 do programa, refere-se ao aplicativo TheMasher. Este aplicativo tem como funcionalidade criar e ligar grandes unidades de materiais com os exercícios construídos pelas outras “potatoes”.
Para trabalhar com este programa, tudo o que precisamos saber é onde temos decolocar os dados (textos, questões, respostas, imagens, etc.), pois as ferramentas criarão,automaticamente, a respectiva página Web. Se pretender, o professor poderá enviar a páginaou páginas criadas para o servidor, de forma a serem utilizadas pelos alunos, via Internet.

Iustração 1:



Ferramenta Hot Potatoes (v6.2)Embora os exercícios sejam construídos usando Javascript, não é necessário nenhumconhecimento sobre esta linguagem de programação. Tudo o que se precisa saber é introduziros dados (textos, questões, respostas, etc.) e os programas criarão, automaticamente, arespectiva página web. Desta forma, basta enviar a página criada para o servidor e esta estaráapta a ser utilizada pelos alunos via internet. Os programas são feitos de forma a que, quasetodos os aspectos das páginas possam ser personalizados (na opção Configuração).

Os exercícios podem ser configurados em vários itens, tais como: título, mensagem deauxílio para os alunos, conteúdo das mensagens exibidas após o aluno acertar ou errar algumaquestão, configurações de aparência da página, configuração da visualização das questões,temporizador para leitura do texto, entre outros. Para a criação de exercícios devem serseguidas três etapas:
Entrada de Dados: O professor insere as questões, respostas e feedback dentreoutras informações específicas da questão.
Ajuste da Configuração: Configuração de instruções para os alunos, títulos parabotões de navegação, etc.
Criação da Página Web: Exportação do exercício para o formatoWeb.
Nas configurações de saída do Hot Potatoes as funcionalidades do CGI permitem enviaro resultado por e-mail. Assim, quando o aluno aceder aos exercícios ele deve colocar a suaidentificação. Quando acabar os exercícios, a identificação do aluno, o título do exercício, oresultado e o tempo de início e fim será enviado através de um script CGI um e-mail contendoessas informações.
A informação sobre a configuração é um conjunto de fragmentos de texto que inclui asinstruções para realizar o exercício, os textos dos botões de navegação e os vínculos (links) adeterminadas URLS e que não variam muito nos diferentes exercícios. Por exemplo, exercícioscriados no Hot Potatoes podem ser incluídos botões com o texto "Verificar" que servem paraque o(a) aluno(a) possa corrigir suas respostas. O texto "Verificar" não muda de um exercíciopara outro. Por isso é necessário salvá-lo com os dados. Além disso, pode ser que hajanecessidade de modificar tais textos (por exemplo, se forem criados questionários em outroidioma).
Além do que já foi exposto, este software é compatível com as normas SCORM(Shareable Content Object Reference Model), ou seja, as actividades produzidas podem serintegradas em plataformas de formação (Moodle, Dokeos).
Existem outras ferramentas de exercícios interactivos semelhantes ao Hot Potatoes a titulo deexemplo, deixamos aqui algumas sugestões:
Site oficial do Hot Potatoes
Site oficial do WebQuestion
WebQuestion é um software gratuito para uso em instituições educacionais, versão final 2.0, é um programa que, à semelhança do Hot Potatoes, permite a concepção de exercícios interactivos. Não é tão popular, nem completo como o Hot Potatoes, mas tem algumas características que o recomendam: é extremamente simples de usar, dispõe de um assistente simples para a concepção do teste e permite a utilização de vários tipos de pergunta (escolha múltipla, resposta simples e verdadeiro/falso) no mesmo questionário. O programa foi desenvolvido pela Clever Software, empresa que, no presente, já não existe. Contudo, pode descarregá-lo a partir do Centro de Recursos Online (EduTeca) do Centro de Competência da Beira Interior. Também aí poderemos encontrar o ficheiro de tradução da interface.
Site oficial do Ardora
Ardora é um software livre que permite a criação e realização de actividades interactivas, mais precisamente na concepção de exercícios. Este programa foi criado por José Manuel Bouzán Matanza, sendo a sua aplicação gratuita desde que usado em contexto educativo ou, de uma forma pessoal e sem fins lucrativos. Podemos encontrar Ardora, actualmente, na versão 4.1. Este programa é formado por um conjunto de aplicações informáticas que servem para realizar diversos tipos de actividades educativas, tais como: quebra-cabeças, associações, exercícios com texto, sons e imagens, palavras cruzadas, entre muitas outras.
Site oficial do Quiz
FaberDisponível em: http://www.lucagalli.net/en/
QuizFaber, de Galli, é um software do tipo freeware, excepto para uso comercial. Se desejar usar este software para finalidades comerciais necessita da autorização do autor deste software, Luca Galli. O programa QuizFaber actualmente na versão 2.10.1 permite criar, com facilidade e rapidez, exercícios interactivos num documento hipertexto (página HTML) com um «motor» escrito em Javascript. Toda esta funcionalidade é controlada de uma maneira automática. O utilizador não necessita de ter conhecimentos de HTML, ou de Javascript. Na escolha do browser ter em conta que o QuizFaber produz um conjunto de páginas de HTML unidas por hiperligações. Os exercícios interactivos podem ser visualizados em todos os browsers que suportam janelas (frames) e a linguagem JavaScript (por exemplo, Netscape Navigator, versão 2.0 e Microsoft Internet Explorer, versão 3.0). Além disso para colocações personalizadas de layouts no HTML é necessário um browser que suporte folhas de estilo CSS (por exemplo, Microsoft Internet Explorer, versão 4.0).

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