quinta-feira, 12 de março de 2009

Emigração na 1ª Pessoa


Eu vou falar um pouco das grandes alterações que normalmente acontecem quando começamos a viver fora da nossa terra natal. Eu posso dizer que é muito difícil viver fora da nossa, porque não conhecemos o país e as pessoas. Muitas vezes não somos bem vindos, no sentido de sermos diferentes do que os habitantes dessa localidade, por isso, as pessoas começam a comportar-se mal connosco e a nos aborrecer constantemente.Essas pessoas nem imaginam que é muito difícil começar a estudar, trabalhar e, ainda, aprender a língua daquele país. É sobretudo muito difícil encontrar o vocabulário para podermos falar, explicar aquilo que queremos dizer, explicar ainda que vamos viver para outros países porque não temos outras hipóteses e que temos de fazer por isso, que não é voluntário, mas a causa da emigração é não termos possibilidades de viver, estudar e trabalhar nos nossos países.Somos todos iguais e acho que não é preciso sermos maus uns com as pessoas que vêm de fora, só porque eles vêm estudar e trabalhar na terra dos outros, pelo contrário, nós temos de ajudar e dar uma mão para os emigrantes poderem ter uma vida normal, em comunidade com os outros.


Alina Dianova, 10º 12



A minha experiência de emigração foi diferente da maior parte das pessoas, uma vez que eu já conhecia a Madeira, por o meu pai ser madeirense e termos vindo cá de férias antes do regresso definitivo.O dia em que cá cheguei foi realmente estranho, porque eu já sabia que era de vez e que vínhamos para ficar e isso mudaria a minha vida por completo. Implicaria começar de novo, aprender uma nova língua e fazer novos amigos, ter uma casa nova, entre outras novidades. Uma das dificuldades que tive de enfrentar foi a adaptação à escola, visto que eu não sabia escrever Português e falá-lo, contudo, isso foi melhorando com o tempo e aquilo que mais custa foi ter deixado a minha família, as minhas primas, a minha avó e os meus tios. Todavia, não é que eu não goste da Madeira, até a considero um local agradável.Contudo, ainda penso em voltar à Venezuela, porque tenho saudades daquela terra.


Andrea Gonçalves, 12º 10


Sair do seu país de origem e criar o seu novo lar num país estrangeiro é o que nós chamamos emigração.
Existem várias razões que nos levam a tomar a decisão de mudar radicalmente as nossas vidas, como, por exemplo, o facto de irmos ao encontro de algo melhor, que nos dê esperança para uma que não conseguimos atingir na nossa terra.
Outro dos factores que levam as pessoas a emigrar é a questão financeira, a procura por um local onde os filhos possam crescer melhor, algo que o país de onde somos oriundos não nos pode oferecer.
A minha mudança para a Madeira foi a mais difícil que alguma vez aconteceu na minha vida. Sentia-me sozinha e não estava habituada ao sistema educativo, que tinha por base uma língua diferente, o Português, e essa foi a parte que tornou mais difícil a minha adaptação. Contudo, com o passar do tempo, fui-me habituando à comunicação escrita e oral neste idioma.
Em conclusão, a emigração não é fácil e nem significa que conseguimos sempre atingir aquilo que consideramos que possa ser possível num país estrangeiro. Contudo, por vezes, é no país estrangeiro que conseguimos realizar os nossos sonhos.

Débora Abreu, 12º 50
Foto: Micaela Martins

Sem comentários: