quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

HETERÓNIMOS de FERNANDO PESSOA

Associámos esta imagem a Alberto Caeiro pois este heterónimo ama a Natureza, que, nesta imagem, é representada pela ave (ser vivo) e a água. Para este poeta-pastor, viver implica adesão espontânea às coisas e ao mundo, interessando-lhe o presente, o concreto, o imediato, uma vez que é ai que as coisas se apresentam como são.


Ligámos esta imagem a Ricardo Reis. A lua surge associada à crença de Reis nos deuses pagãos. Assim como esta mulher pensante, Reis também racionalizava as suas emoções sem ceder aos impulsos, num processo de autodiscipliona estóica, aproveitando a vida (epicurismo /carpe diem), sem exageros (ataraxia).


 Relacionámos esta imagem a Álvaro de Campos visto que este celebra o triunfo da máquina e da civilização moderna, da força mecânica e da velocidade. Sendo a ventoinha uma máquina, procura nela a totalização das sensações, porque a sensação é tudo. Em Campos, a fase futurista representa a explosão das sensações, a relação sadomasoquista com a máquina, com a energia e a velocidade e com a pressa mecanicista da era industrial.

Diliana nº 8  e Pedro Tiago nº 25 
12º3

Sem comentários: