quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

HETERÓNIMOS de FERNANDO PESSOA


A fotografia intitulada de “Momento”, de Paulo Bilro, exposta pelo Banco do Tempo na Escola Secundária Jaime Moniz, foi por nós escolhida para interpretar o heterónimo Ricardo Reis.
Nesta imagem é possível observar, em primeiro plano, um relógio e, em segundo plano, um rio calmo e, alguns edifícios. 
Ricardo Reis tinha como filosofia de vida o estoicismo, ou seja, a renúncia dos excessos, dos desejos e do prazer e defendia a vida com moderação e em  autodisciplina.
Também evoca o epicurismo, isto é, a importância deatingir a felicidade relativa, de forma moderada sem dor e, viver o presente, aproveitando cada momento – carpe diem. O relógio que se encontra nesta figura, no nosso ponto de vista, representa a locução latina “carpe diem”, uma vez que simboliza a passagem do tempo.
O rio, por outro lado, diz respeito à metáfora da vida e da existência humana, usada por este heterónimo de Pessoa, cujo percurso tem um início, tal como o rio, - nascimento - e um fim – a morte -, sendo esta a única certeza da vida.



A fotografia de Sónia Martins, cujo título é “Parar o tempo”, representa o heterónimo Alberto Caeiro, o “Mestre”. 
Nesta imagem podemos encontrar um ambiente campestre e bucólico no qual este poeta se gosta de embrenhar.
A presença apenas daquelas duas mesas remete-nos para a simplicidade que o poeta defendia, necessitando apenas de fazer rodear da natureza para se sentir feliz, vivendo com naturalidade e ingenuidade, captando a realidade apenas através dos cinco sentidos.


Por fim temos, mais uma vez, uma fotografia de Paulo Bilro, denominada de “O tempo da luz”, que, para nós, representa o heterónimo Álvaro de Campos.
Um dos aspetos que nos salta mais à vista nesta fotografia são as luzes. Estas luzes produzidas através dos carros em movimento são formas que representam o ambiente citadino e industrializado que Álvaro de Campos tanto admirava e que o estimulava. 
Nesta figura podemos observar, também, uma linha férrea e uma cidade desenvolvida e cheia de “energia”. Estas observações podem, muito bem, ser relacionadas com a poesia de Campos pois, este heterónimo pessoa no, que vive para o mundo desenvolvido, industrializado, encontra prazer na dinâmica e energia das máquinas, sendo esta fotografia, assim, de todas as da exposição, a que, a nosso ver, melhor se relaciona com a poesia de Álvaro de Campos.

-Francisco Veiga
-Maria Francisca Neri 
12º03

Sem comentários: