quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

RELAÇÃO ENTRE A POESIA DOS HETERÓNIMOS PESSOA E A ARTE VISUAL

Fotos da Exposição sobre o Tempo (átrio da escola), da autoria do Banco do Tempo


Esta foi a imagem escolhida para caracterizar o heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis. Na poesia deste heterónimo, o rio é a metáfora da efemeridade da vida e da brevidade do tempo, que corre sem parar (“Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa”). Reis, defende ainda que a vida deve ser vivida em ataraxia, de forma tranquila (“Sossegadamente, fitemos o seu curso e aprendamos”). Nesta imagem, podemos observar, inequivocamente, as pessoas a observar o rio a passar, em plena tranquilidade, tal como Ricardo Reis e Lídia, no poema “Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do Rio”.




Escolhemos esta imagem para caracterizar Alberto Caeiro, o poeta pastor. Este heterónimo vive com naturalidade, simplicidade e ingenuidade (“Minha alma é como um pastor,”). Caeiro é defensor do antiabstracionismo (“Procuro encostar as palavras à ideia/ E não precisar dum corredor/ Do pensamento para as palavras”), da antifilosofia (“Eu não tenho filosofia, tenho sentidos”) e antimetafísica, isto é, nega o que não vê, é um poeta das coisas palpáveis e concretas. Ao observarmos a relva, na imagem, é inevitável não a associarmos a este mestre de Fernando Pessoa, pela forma como nos apelam aos seus versos irregulares (observável no poema “O Guardador de Rebanhos”), que são escritos com naturalidade. As mesas e a parede representam objetos concretos e palpáveis, sendo que os mesmos nos remetem para o caráter antimetafísico e agnóstico do poeta. 



Escolhemos esta imagem para retratar Álvaro de Campos, visto representa indubitavelmente o ambiente citadino e industrial, que tanto influencia o estado de espírito do poeta. As luzes das lâmpadas elétricas e as luzes néon dos semáforos, dos carros e dos painéis publicitários representam a azáfama, a dinâmica, a velocidade, a modernidade e a energia (mecânica e elétrica) da cidade, local de eleição para Álvaro de Campos que tanto admira e deseja carnivoramente (“Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento / A todos os perfumes de óleos e calores e carvões / Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!”). A mistura de cores eletrizantes, a multiplicidade de estradas, caminhos e a existência de inúmeros objetos tecnológicos remetem-nos para o facto de este heterónimo viver em delírio, em êxtase, enfim, num sensorialismo exacerbado, (“Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos”), tentando intensamente captar a multiplicidade do mundo moderno (“Amo-nos a todos, a todos, como uma fera”).


Marco Correia nº 19 e Maria Clara Alves nº20, 12º3

Sem comentários: