segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O LICEU DURANTE A REPÚBLICA (1910 – 1926): Os Professores


O LICEU DURANTE A REPÚBLICA (1910 – 1926):


Os Professores


Pelo decreto de 29 de Agosto de 1901, publicado no Diário do Governo com o nº 203, o Liceu do Funchal foi elevado à categoria de Liceu Central, com um quadro legal de 14 professores efectivos. Durante o regime republicano, o número de professores não se alterou substancialmente, oscilando entre 14 e 23.Apesar do número de lugares criado, havia enorme dificuldade no seu preenchimento, atendendo às dificuldades resultantes do isolamento, provocado pela insularidade. Mesmo quando alguns lugares de quadro eram preenchidos, muitas vezes os professores eram destacados, ou em comissão de serviço, ou no exercício de funções políticas, como membros do governo, ou como deputados.Assim se compreende o início tardio do ano lectivo, devido ao recurso frequente de recrutamento de professores provisórios. Por norma, a secção de ciências era a mais afectada pela carência de professores profissionalizados.A acta nº 612 de 14 de Outubro de 1913 diz o seguinte: “... sendo necessário prover-se às vagas na Secção de Ciências deste Liceu”, cinco já existentes nos últimos anos ... 16Como ultrapassar a dificuldade estrutural de carência de docentes profissionalizados?Recorria-se em maior número aos militares que por aqui passavam em comissão de serviço, e que eram recrutados para ministrar as cadeiras de desenho, física experimental, geografia, análise e geometria de ciências matemáticas, ginástica.

Em 18 de Outubro de 1922, o então reitor do Liceu dirigindo-se ao Director Geral do Ensino Secundário, lamentava que o Liceu apenas tivesse seis professores efectivos e dois agregados e que não podiam reger mais do que metade das aulas. Acrescentava, ainda, que pela circular de 2 de Outubro, do mesmo ano, se encontrava inibido de prover o Liceu dos professores provisórios indispensáveis. Solicitava providências urgentes para que os alunos não ficassem sem a regência de grande número de aulas.

Jorge Moreira - Grupo 400
(Na foto, Alberto Artur Sarmento, Capitão de Infantaria e professor de Ciências e de Desenho no Liceu, no ano lectivo de 1916-1917)

Sem comentários: