sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Manuel Pereira Caldeira


O Lyceu: Fala-nos do Manuel Caldeira, do seu projecto de vida, dos seus sonhos, dos seus gostos…

Manuel Caldeira: Eu sou uma pessoa muito ambiciosa no que toca ao judo. Tenciono ser uma referência nesta área. É esse o meu sonho, mas para isso ainda tenho mesmo muito que trabalhar, pois ainda pratico esta modalidade há pouco mais de um ano. Fora disso, sou um aluno da área de economia, tenciono ser gestor de empresas e, nos poucos tempos livres que me restam, costumo aproveitar para estar com os amigos de forma a relaxar do stress diário.
O Lyceu: Como nasceu a tua apetência pelo Judo?

Manuel Caldeira: Desde pequeno que gosto muito de artes marciais, tendo já praticado algumas, então decidi experimentar esta modalidade pela qual me apaixonei e na qual fiquei até aos dias de hoje.

O Lyceu: Descreve o Judo enquanto actividade desportiva.

Manuel Caldeira: O judo basicamente quer dizer “via da suavidade”, isto explica-se com o facto de que, quando executamos uma técnica, dever ser feita com, como o próprio nome indica, técnica e, se assim for, não precisamos de usar a força. O judo é uma modalidade importante a vários níveis, quer físico, quer mental, quer social, visto que também é uma maneira de conhecer pessoas, de fazer amizades. Ajuda-nos a manter a linha, a ter auto-confiança na altura da sua prática e encarar os problemas do dia-a-dia estando sempre prontos para lutar. É divertido. Dá-nos um espírito lutador. Insere em nós o espírito competitivo... Ensina-nos a não desistir. É um desporto muito bom ao nível do auto-controlo; tem grandes vantagens ao nível da coordenação; desperta os nossos sentidos; ajuda-nos a estar bem connosco mesmos; a manter-nos saudáveis e a esquecermos os problemas e a descarregarmos o stress do dia-a-dia. Embora possa parecer estranho dizê-lo, acaba por ser um desporto relaxante.Direi mais: o judo é algo para além do desporto.... É uma forma de vida!

O Lyceu: Ser um desportista de alta competição é um desafio? Até que ponto?

Manuel Caldeira: Tudo na vida é um desafio e o judo não foge à regra... É sim um desafio, um bom desafio direi... A partir do momento em que um atleta decide que está na prática desportiva do judo para ir para a alta competição, está a desafiar-se a si próprio a trabalhar para conseguir alcançar os seus objectivos, o que exige muito trabalho, portanto, tem de ser uma coisa encarada com muita responsabilidade.

O Lyceu: Como consegues conciliar a alta competição, no que se refere às tuas participações em torneios internacionais, com a vida escolar?

Manuel Caldeira: Eu, como referi anteriormente, pratico judo há pouco mais que um ano e, normalmente, os atletas só vão para provas internacionais a partir do 2º ano, mas, do que posso falar, os treinos são fáceis de conciliar, o que é complicado é quando provas escolares (ex. Exames) que coincidem com provas ou estágios e, aí, os atletas têm de optar por uma das coisas, o que nem sempre é fácil...Mas no meu caso, conto com uma grande ajuda por parte do meu ex-treinador e amigo Andrei Veste, da minha mãe e dos meus actuais treinadores do CNF, César e Sandra.

O Lyceu: Vale a pena ser um atleta de alta competição, quer em termos de pessoais quer em termos profissionais?

Manuel Caldeira: Não tenho dúvidas nenhumas acerca disso! A prática desta modalidade ajuda-me a viver o dia-a-dia de uma forma mais frontal e ensina-me muitas coisas essenciais quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional, começando por ajudar-me a lutar pelos meus objectivos.

O Lyceu: Como lidas com o facto de, devido à competição, seres conhecido por um bom número de pessoas que te são desconhecidas?

Manuel Caldeira: Isso não tem tido, até agora, influência no meu dia-a-dia, pois, apesar das competições ganhas por mim, ainda sou novo nesta área, sobretudo se comparado aos meus colegas de equipa e adversários. As pessoas têm tempo para me conhecer.

O Lyceu: Que mensagem deixas aos teus colegas da Jaime Moniz e para os jovens em geral?

Manuel Caldeira: O judo é um bom caminho para a vida. Como já disse, é uma forma de vida! Uma forma de vida que nos prepara para cada dia, que nos ajuda a viver com mais alegria e nos ensina a lutar por aquilo que queremos. Aconselho vivamente cada pessoa à prática desta modalidade, sem dúvida alguma.
Micaela Martins - Grupo 300

Sem comentários: