sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Testemunhos do Liceu: Margarida Morna


Espaço multicultural mas, sobretudo, testemunha do processo de socialização e de vida, a Escola assume um papel incontornável na vida de todos nós. Revivemo-lo nas conversas do quotidiano, actualizando episódios pitorescos, eternizando espaços, personagens e modos de aprender e ensinar…É da escola que temos cada vez mais saudade, passado o tempo do estudo e da alegre camaradagem, o que nos faz sentir, como o poeta, “raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!”O Liceu orgulha-se de ser esse espaço extraordinário de vivências e emoções de milhares de estudantes madeirenses. Quem são? Que recordam?

Nome: Dra Margarida Morna Nascimento
Idade: 78 Anos
Profissão: ProfessoraÁrea de formação: Filologia Clássica, Curso de Ciências Pedagógicas

O Lyceu – Diz-se Liceu, vem a saudade. Que importância teve o Liceu na sua vida?


Margarida Morna – A minha vida é o Liceu.

O Lyceu – O que mais a marcou durante os anos de frequência do Liceu?

Margarida Morna – Quando chegámos à Escola, nós, as alunas externas, sentíamo-nos um pouco esmagadas pela superioridade das internas. Isso durou cerca de um mês. Pouco depois, já estávamos em casa. Ainda no ano passado, fui visitar, a Setúbal, a Dra. Elda Lages, que foi minha professora no 6º ano e é uma pessoa que me é muito querida.No 7º Ano, éramos uns onze alunos, rapazes e raparigas. Nesta Escola, as turmas do 3º Ciclo eram mistas. Dávamo-nos todos muito bem. Uma das minhas melhores amigas da época foi a Dra. Cecília Farias, que me acompanhou no meu percurso académico, no Curso de Filologia Clássica.

O Lyceu – Como vê a Educação hoje?

Margarida Morna – Vejo imensas possibilidades, em termos de Comunicação, para formar anjos ou demónios.

O Lyceu – Na sua opinião, de que modo as novas tecnologias são uma mais valiapara a aprendizagem do aluno?

Margarida Morna – Deixei de dar aulas em 1980, quando fui nomeada Directora Regional do Ensino, uma tarefa ingente.Portanto, nem sei funcionar com um computador, atendendo a que estes surgiram precisamente nesta década, a de 80. Tenciono, porém, ter aulas de Informática em breve.Haja o que houver, julgo que o professor jamais deverá abandonar o seu estudo permanente para preparação das aulas.Julgo, inclusive, que as novas tecnologias, após uma revisão curricular que promovesse o ensino das línguas clássicas, o Grego e o Latim, como estruturas base da aprendizagem das línguas matriciais da Europa, devem servir para aproximar os alunos dessas mesmas línguas.

Micaela Martins - Grupo 300

Sem comentários: